Valores mostram a importância do FNO para o desenvolvimento do Amazonas. Somente no ano passado, foram R$ 1,4 bilhão em contratações

O montante de 2,9 bilhões de reais foi aplicado com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) pelo Banco da Amazônia (BASA), principal instituição financeira de fomento do governo federal no estado do Amazonas, ao longo de 5 anos. Na Região Norte foram aplicados R $28 bilhões no mesmo período.

Em 2020, no primeiro ano da pandemia da COVID-19, foram aplicados na Região Norte o valor de R $10,5 bilhões, cerca de 66% deste valor foram destinados a empreendimentos de pequeno porte, ou seja, R $4,5 bilhões foram direcionados aos pequenos empreendedores.

De acordo com a gerente executiva de Planejamento, Márcia Mithie, o FNO responde por 65% do crédito de fomento da Região Norte. “A participação do FNO é importante para cada estado do Norte do país”, informou. No estado do Amazonas, o Fundo responde por 55,75% do crédito. “A missão do FNO é contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em concordância ao plano nacional de desenvolvimento regional”, acrescentou.

Desenvolvimento para a Região Norte

De acordo com o diretor de crédito do Banco, Roberto Batista, o BASA é o principal agente de crédito em uma região com acentuadas desigualdades, menores índices de desenvolvimento humano (IDH) e maiores taxas de inadimplência em relação à média do Brasil. Somente no Amazonas, essa taxa foi 11,38%, registrada entre empresas de pequeno porte no primeiro semestre de 2020. “A estas características sociodemográficas, soma-se o perfil dos financiamentos concedidos pelo Basa, majoritariamente operações de longo prazo com clientes de menor porte, torna a missão desafiadora de gerir o crédito de fomento nos 450 municípios do Norte”, revelou.

Os interessados em obter as linhas de financiamento do FNO devem se dirigir a uma agência do Banco ou baixar o aplicativo Simulador do FNO disponível para android e IOS.

Artigo anteriorHomem é morto a tiros em banca de churrasco em Manaus
Próximo artigoCasos de Covid-19 na Copa América sobe para 52