Amazonenses têm direito à entrada gratuita em museus e prédios históricos. O benefício é garantido pela Lei n° 5.978/2022, da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), sancionada no Amazonas.

Para a deputada Mayara, o principal objetivo da Lei é proporcionar à população a oportunidade de conhecer melhor a História do Amazonas.

“A visita ao museu ou prédio histórico, além de ser uma alternativa de lazer, é uma forma de disseminar o conhecimento sobre as riquezas que temos no nosso estado, não somente materiais, mas, históricas também, e esse é o maior objetivo desta propositura. Um cidadão que conhece suas raízes se torna mais forte e confiante” justificou a deputada.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), os amazonenses representam apenas 25% (vinte e cinco por cento) do público que frequenta os museus mantidos pelo Estado do Amazonas. Mayara acredita que um dos maiores obstáculos para o público local seja a condição financeira.

“O acesso à cultura e à história é um direito constitucional e de suma importância para o desenvolvimento do cidadão, mas que, infelizmente, não contempla todas as camadas da sociedade. Por isso, é importante dar essa oportunidade às pessoas que não têm condições financeiras de pagar um ingresso, para que conheçam mais sobre a cultura, a história e o patrimônio do Estado do Amazonas” afirmou Mayara.

De acordo com a Lei, a gratuidade vai ocorrer em um dia fixo por semana, que será escolhido pela administração do local, preferencialmente em dias de menor fluxo de turistas. O benefício poderá não ser concedido em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais, municipais ou ponto facultativo.

O direito à gratuidade será mediante apresentação de documento oficial de nascimento ou título honorífico, no guichê de venda de ingressos.

Artigo anterior‘Buldogue’ viaja na cabine de avião com passageira após advogado ganhar ação na Justiça do Amazonas
Próximo artigo‘Se o Lula vencer, volto para ajudar a reconstruir o Brasil’, anuncia Jean Wyllys