Um total de 141 novas viaturas, das quais 44 destinadas ao interior do estado, foi entregue às forças de segurança pública, nesta quinta-feira (21/06), pelo governador Amazonino Mendes, em solenidade no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, o Sambódromo, zona centro-oeste de Manaus. A renovação beneficiará as polícias Militar e Civil, Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança e Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).

Desde que assumiu o Governo do Estado, em outubro de 2017, Amazonino Mendes já entregou 308 novos veículos, entre novos e revitalizados, reforçando o patrulhamento ostensivo em Manaus e nas cidades interioranas.  Conforme Amazonino, o investimento no reaparelhamento das forças de segurança pública vai continuar, principalmente com o trabalho que está sendo desenvolvido pelo escritório internacional de consultoria em segurança, Giuliani Security & Safety (GSS), do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani.

“Isso é uma guerra, né? É uma guerra séria, inclusive, técnica. Não se combate mais a criminalidade como se fazia antigamente, ou como se costuma fazer. Hoje, o combate à criminalidade no mundo inteiro obedece as normas técnicas, e uma forma científica. Nós estamos fazendo aqui um esforço de tudo que é possível, dentro das nossas limitações. Mas todo mundo já sabe que o Amazonas vai inaugurar o processo mais moderno de combate à criminalidade com o contrato que nós fizemos com a equipe de Giuliani”, destacou o governador.

 

Amazonino Mendes reiterou que parte das novas viaturas serão empregadas no interior do estado, que também receberá o reforço de novos policiais civis, concursados aprovados que foram convocados pelo governador logo depois que ele assumiu o governo.

“Agora, nós vamos distribuir esses carros em todo o estado. É preciso lembrar que todos os municípios, a partir de agora, também já vão ter escrivão e investigador, além de carro. A criminalidade está prosperando não apenas em Manaus, mas o interior também está uma coisa assombrosa, terrível. O fato é que nós dormimos durante muitos anos. Deixamos de fazer aplicações de recursos, no setor da segurança. Tem muita coisa errada e muita coisa para ser resolvida, para lutar, para combater”, afirmou o governador.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), disse Amazonino, também irá reformar as delegacias, de forma que o trabalho policial tenha melhores condições de infraestrutura. “Vamos reformar todas as delegacias, recuperá-las. E continuamos o trabalho de aprimoramento no sistema investigatório da polícia, o sistema de prevenção, contra a criminalidade. Nós não pararemos, não. Nós não podemos parar. Nós temos que correr muito e usar toda a experiência de vivência administrativa que a gente tem”, frisou o governador.

Na solenidade de entrega, Amazonino Mendes ressaltou a redução dos índices de criminalidade em oito meses de nova gestão, além das conquistas e benefícios que alcançaram os profissionais do sistema de segurança. “É bem verdade que o governo fez muito, se esforçou. Em oito meses, fazer o que nós fizemos no setor da segurança, cá entre nós, só não enxerga quem não quer”, finalizou o governador, informando que o Governo do Estado irá investir ainda aproximadamente R$ 50 milhões no reaparelhamento das polícias.

Artigo anteriorMais um vídeo de assédio de brasileiros a estrangeiras na Copa revolta internautas
Próximo artigoManaus irá ganhar novo bairro planejado com 6 mil unidades de imóveis