Um garoto de seis anos morreu no início de setembro no Texas Children’s Hospital em Houston (EUA), vítima de infecção causada por um microrganismo.
No domingo (27), o governo do Texas emitiu um alerta de desastre para o condado de Brazoria, onde a criança morava, pois o agente infeccioso foi identificado como Naegleia fowleri, a ameba “comedora de cérebro”.
Segundo a NBC News, o menino Josiah McIntyre morava em Brazoria, uma comunidade suburbana da cidade de Lake Jackson, cerca de 90 quilômetros ao sul de Houston.
Maria Castillo, a mãe da criança, informou que seu filho faleceu no dia 8 de setembro e que os médicos do hospital infantil em Houston relataram a ameba “comedora de cérebro” como possível causa da morte.
A Naegleria fowleri é encontrada naturalmente em água doce quente, como a de lagos e rios durante as estações com temperaturas mais elevadas.
As pessoas geralmente se infectam após nadar ou mergulhar em águas contaminados, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Autoridades do CDC explicam que as infecções são raras, pois a forma de contato não ocorre ao engolir a água contaminada, mas sim quando ela sobe pelo nariz.
A família de Josiah acredita que ele pode ter sido exposto à Naegleria fowleri através da mangueira de sua casa ou em uma fonte de água natural da cidade, onde as crianças costumam se divertir na primavera e no verão.
Em geral, ela se alimenta de outras bactérias encontradas nos sedimentos de regiões alagadas. Uma vez dentro do organismo da pessoa, a bactéria passa a atacar o tecido cerebral, daí se vem o nome “comedora de cérebro”.


