Um garoto de seis anos morreu no início de setembro no Texas Children’s Hospital em Houston (EUA), vítima de infecção causada por um microrganismo.

No domingo (27), o governo do Texas emitiu um alerta de desastre para o condado de Brazoria, onde a criança morava, pois o agente infeccioso foi identificado como Naegleia fowleri, a ameba “comedora de cérebro”.

Segundo a NBC News, o menino Josiah McIntyre morava em Brazoria, uma comunidade suburbana da cidade de Lake Jackson, cerca de 90 quilômetros ao sul de Houston.

Maria Castillo, a mãe da criança, informou que seu filho faleceu no dia 8 de setembro e que os médicos do hospital infantil em Houston relataram a ameba “comedora de cérebro” como possível causa da morte.

A Naegleria fowleri é encontrada naturalmente em água doce quente, como a de lagos e rios durante as estações com temperaturas mais elevadas.

As pessoas geralmente se infectam após nadar ou mergulhar em águas contaminados, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Autoridades do CDC explicam que as infecções são raras, pois a forma de contato não ocorre ao engolir a água contaminada, mas sim quando ela sobe pelo nariz.

A família de Josiah acredita que ele pode ter sido exposto à Naegleria fowleri através da mangueira de sua casa ou em uma fonte de água natural da cidade, onde as crianças costumam se divertir na primavera e no verão.

Em geral, ela se alimenta de outras bactérias encontradas nos sedimentos de regiões alagadas. Uma vez dentro do organismo da pessoa, a bactéria passa a atacar o tecido cerebral, daí se vem o nome “comedora de cérebro”.

Artigo anteriorGovernador Wilson Lima anuncia obra de reconstrução da rodovia Carlos Braga em Iranduba
Próximo artigoEm Manaus, Batalhão de Policiamento Ambiental apreende madeira ilegal na zona oeste