
O deputado federal Amom Mandel, que está em seu primeiro mandato e é candidato a prefeito de Manaus, tinha altas expectativas para o Prêmio Congresso em Foco de 2024, uma importante premiação que reconhece os melhores parlamentares do Brasil. Contudo, ele acabou ficando em 67º lugar entre os deputados federais, sem conseguir se destacar entre os premiados.
Apesar de ter mostrado otimismo nas redes sociais antes do evento, afirmando que receberia “algumas premiações”, o deputado não conseguiu vencer em nenhuma categoria significativa. Na votação aberta pela internet, ele obteve 1.316 votos, apenas três votos a menos que Capitão Alberto Neto, seu adversário nas eleições de 2014, que ficou em 66º lugar.
Amom também não conseguiu entrar na lista dos cinco melhores deputados da Região Norte, sendo que o vencedor dessa categoria foi o deputado Duda Ramos, de Roraima. Na bancada do Amazonas, o senador Omar Aziz foi o melhor colocado, alcançando a 12ª posição entre os senadores, com 8.331 votos.
Além disso, Amom viu sua colega de esquerda, a deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG), vencer na categoria Clima e Sustentabilidade, premiada por um júri de especialistas. Mandel, por sua vez, dividiu o segundo lugar nessa categoria com outros parlamentares da base de apoio ao presidente Lula.


