Amazonas – A cidade de Manaus está completando 354 anos hoje, dia 24 de outubro. A cidade tem muitas alcunhas devido à sua arquitetura imponente e belezas naturais, também pode ser chamada de Paris dos Trópicos ou Metrópole da Amazônia.

Com o intuito de comemorar esta data tão significativa e conhecer mais da cidade, fomos conversar com o Pajé Josafat Awyató descendente da etnia Mura, criado às margens do Rio Madeira e guia de turismo na Amazing Tours. Conheça as histórias que ele nos contou!

Identidade e história de Manaus

Josafat nos conta que Manaus nasceu na barra do Rio Negro ao lado de Nossa Senhora da Conceição. Quando a cidade foi inaugurada, ela ainda se chamava Cidade da Barra do Rio Negro.

O nome Manaus foi uma forma de homenagear o povo indígena chamado de Manaós que, segundo Josafat, foram os primeiros a chegar naquela região. Manaus significa “Mãe dos Deuses”. Nessa região também viviam os Barés, mas a homenagem foi feita aos Manaós.

O Pajé continua a história da cidade e conta que a influência europeia na cidade pode ser percebida na arquitetura e nos costumes. O mesmo ocorre com as influências indígenas.

Josafat nos conta especificamente sobre a influência francesa na cidade, ele disse que até 1910 a principal língua falada em Manaus era a francesa. Isso ocorreu por conta do grande volume de europeus que foram para a cidade com objetivos extrativistas.

Comemorações do aniversário de Manaus

O Pajé disse que tanto os moradores de Manaus como os turistas possuem um lugar preferido para comemorar o aniversário da cidade, a Orla da Ponta Negra. É uma área com 2 quilômetros de extensão que conta com campo de futebol, quadra vôlei, entre outras coisas. A avenida é também fechada para que as pessoas possam caminhar e andar de bicicleta.

Várias bandas de relevância nacional tocam na cidade, grupos do Pará, de Roraima e de outros estados. Josafat ressalta a presença das bandas de Boi Bumbá de Parintins. Como a cidade é cercada por rios, existem comunidades ribeirnhas que sustentam a cidade de Manaus com frutas, verduras, pescados e açaí, mantendo as raízes da cidade vivas ainda hoje.

Ao mesmo tempo, muitas comemorações são feitas em shoppings e eventos culturais ocupam espaço no famoso Teatro Amazonas. Josafat enfatiza a relevância deste local e das comemorações na cidade de Manaus.

Josafat comenta sobre um aspecto curioso da cultura manauara, ele diz que por a cidade estar na Linha do Equador, está sempre quente. Mas, isso não os impede de consumir muito Tacacá, uma bebida quente com tucupi, folha de jambú, camarão e goma de mandioca que é encontrada em quiosques que cercam o Teatro Amazonas.

Via: Brasil Escola

Artigo anteriorMega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 52 milhões
Próximo artigoMPF é favorável a associação plantar e extrair de óleo da maconha