BRASIL – Um apagão atingiu o Distrito Federal e pelo menos 25 estados do país na manhã desta terça-feira (15), conforme levantamento realizado pelo g1. Tanto o Operador Nacional do Sistema (ONS) quanto o Ministério de Minas e Energia confirmaram uma falha ocorrida às 8h31, porém ainda não divulgaram a causa do incidente.

O apagão impactou os residentes e causou perturbações no funcionamento dos serviços públicos. Os sistemas de metrô em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram afetados. Em Salvador, os passageiros foram obrigados a deixar os vagões e andar pelos trilhos. Semáforos desligados causaram transtornos em cidades como Belém e Fortaleza, entre outras.

Em Macapá, algumas escolas dispensaram os alunos, enquanto em Manaus, um comerciante recorreu a velas para reforçar a iluminação. As causas estão sendo investigadas, de acordo com o ONS. Em comunicado, o Operador Nacional do Sistema afirmou que um evento ocorrido às 8h31 interrompeu a oferta de energia nos estados das regiões Norte e Nordeste, afetando também os estados do Sudeste. No entanto, foram registrados relatos de falta de energia também em Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o ONS. Alexandre Silveira (PSD), ministro de Minas e Energia, anunciou a criação de uma sala de situação para lidar com a crise e a investigação das causas do incidente.

Artigo anteriorPetrobras anuncia aumento no preço da gasolina em R$ 0,41 e do diesel em R$ 0,78
Próximo artigoAndressa Urach revela interesse por Deolane Bezerra: ‘Faria ela muito feliz’