Hoje (6), de acordo com a Justiça Eleitoral, 292.718 eleitores de Macapá vão às urnaspara eleger prefeito, vice-prefeito e 23 vereadores.O segundo turno, se houver, será no dia 20.

Dez candidatos disputam a prefeitura de Macapá, cidade com população estimada pelo IBGE em 512.902pessoas.

Oscuidados sanitários para evitar a propagação do novo coronavírusserão os mesmos adotados nos 5.567 municípios onde já houveeleição este ano.O uso de máscara é obrigatório em todas as sessões eleitorais. Na área de Segurança Pública, diversos órgãos federais e locais atuarão de forma integrada.

O TRE-AP informou que algumas seções eleitorais foram remanejadas em razão da necessidade de uniformizar a quantidade de eleitores nas seções eleitorais. Para saber onde será sua seção eleitoral, o eleitor precisa acessar ositedoTREou baixar o aplicativo e-Título.

O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão energético no dia de 3 novembro, queafetou o estado, após um incêndioter destruído três transformadores e uma subestação de energia na capital do Amapá.Por mais de três semanas, o apagão e a instabilidade no fornecimento de energia provocaram desabastecimento de luz, água e perdas de alimentos.

Diante da situação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou pedido do tribunal regional (TRE-AP) e, no dia 12 de novembro, anunciou que o pleito na capital do estado seria adiado. O TRE-AP informou que as eleições transcorreram normalmente nos demais municípios amapaenses.

Barroso reuniu-se neste sábado com integrantes do TRE. “Achei que era importante estar aqui com vocês, para que vocês saibam que a gente se preocupa. Esperamos que as eleições corram bem”, disse o ministro, segundo nota divulgada pelo TSE.

Barroso participou ainda dos trabalhos da comissão de auditoria da urna eletrônica em Macapá. O procedimento, de acordo com o TSE, visa atestar a segurança da votação eletrônica. Integrantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanharam, e o procedimento foi gravado.

Artigo anteriorCaixa paga R$ 1,2 bi em auxílio neste domingo
Próximo artigoCom Covid, Nicette Bruno tem piora da função renal e passa por hemodiálise