
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de uma menina de 8 anos, após ela ter participado do chamado “desafio do desodorante”, que viralizou na rede social TikTok.
Segundo as primeiras informações da 15ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia Centro, Sara Raíssa Pereira deu entrada no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) na quinta-feira (10/4), após inalar gás de desodorante aerossol durante o desafio. A exposição à substância provocou uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação, a criança não resistiu e teve morte cerebral confirmada.
Inquérito policial
O óbito foi oficialmente declarado três dias depois, e a família registrou um boletim de ocorrência. De acordo com o delegado João de Ataliba, o inquérito tem como objetivo esclarecer como a criança teve acesso ao conteúdo e identificar os responsáveis pela publicação do desafio. Caso comprovada responsabilidade, os envolvidos poderão responder por homicídio duplamente qualificado — por meio que representa perigo comum e por ter a vítima menos de 14 anos —, cuja pena pode chegar a 30 anos de prisão.
Ajuda financeira
Diante da tragédia, a família organizou uma vaquinha virtual para cobrir os custos do funeral, já que não dispõe de recursos financeiros. Doações podem ser feitas via Pix para a chave 61993086397 (Fabiana Pereira Brandão).
“Ela deixou um vazio imenso no coração de todos nós”, publicou uma parente da menina nas redes sociais.