O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou um vídeo na tarde desta quarta-feira, dia 28, rebatendo mais uma declaração do presidente Jair Bolsonaro, que constantemente vem afirmando que a corte tolhido os poderes do Executivo federal nas ações de combate à pandemia.

De acordo com o STF, a corte não tirou poderes do presidente, e, sim, decidiu que ele deveria atuar junto a estados e municípios para proteger a população do contágio pelo coronavírus.

O chefe do Palácio do Planalto constantemente cita a decisão proferida pelo plenário do STF, em 2020, no início da pandemia, como escudo para críticas que recebe sobre a omissão governamental diante da pandemia.

Nesse julgamento, os ministros da Corte decidiram que o presidente não poderia impedir medidas de restrição à circulação (que ajudam a frear o contágio) impostas por governadores e prefeitos. A determinação dos magistrados, no entanto, não proíbe o mandatário da República de atuar no enfrentamento da pandemia, em âmbito nacional. Se quisesse decretar lockdown, por exemplo, o governo federal não estaria impedido pelo Supremo.

No último sábado, dia 24, por exemplo, Bolsonaro disse que, se coordenasse o combate à pandemia, o Brasil teria registrado menos mortes causadas pela Covid-19. O país computava, então, quase 550 mil mortes pela doença.

Artigo anteriorCorpo de garoto de 12 anos que sumiu durante tiroteio no Cacau Pirêra é encontrado; veja vídeo
Próximo artigoEleições 2022: Pesquisa de investidores mostra que Lula derrotaria Bolsonaro com 20 pontos de diferença