Brasil – A aprovação ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu seis pontos percentuais desde o início do atual mandato e chegou ao menor índice apurado, de acordo com o instituto de pesquisa PoderData. Em janeiro, a aprovação era de 52%, mas caiu para 46% na pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 deste mês.

Segundo o PoderData, a taxa de desaprovação ao governo petista subiu cinco pontos, de 39% para 44%. 10% disseram que não sabem. Este é o quinto levantamento do instituto desde o início deste ano.

Em comparação com os resultados do último levantamento, divulgado em setembro, a oscilação na aprovação de Lula é de 2% para baixo, ficando dentro da margem de erro. No mesmo período, a desaprovação também oscilou 1% para baixo. No entanto, a variação durante o ano mostra resultados desfavoráveis ao governo do petista.

Foram feitas 2,5 mil entrevistas por telefone em 244 municípios nas 27 unidades da federação. De acordo com o PoderData, a margem de erro da pesquisa é de dois pontos com intervalo de confiança de 95%. O levantamento levou em consideração a proporção entre idade, sexo, renda, escolaridade e localização geográfica.

De acordo com os dados do levantamento, o presidente Lula perdeu apoio entre grupos que garantiram a vantagem do petista sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. O índice de aprovação caiu entre as mulheres e os mais pobres, aqueles que recebem até dois salários mínimos e os que estão desempregados.

O presidente tem a maior aprovação entre os jovens, que têm entre 16 e 24 anos, e os mais velhos, com 60 anos ou mais, com 55% e 56%, respectivamente. A menor aprovação está entre os que têm entre 25 e 44 anos.

Fonte: Istoé

Artigo anteriorProstituta de luxo envolvida no esquema do “Jogo do Tigrinho” se entrega
Próximo artigoLei de Roberto Cidade que amplia proteção ao consumidor ao proibir ações de telemarketing aguarda sanção governamental