A Prefeitura de Manaus deu início nesta quarta-feira, 29/1, ao plano de ação para o possível enfrentamento do novo Coronavírus, identificado recentemente na China e que, segundo o Ministério da Saúde (MS), com três casos de suspeita no Brasil. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital estão em alerta e preparadas para prestar o atendimento adequado à população. E uma forte campanha de conscientização começa a circular em veículos de comunicação e nas redes sociais, a partir desta quinta-feira, 30, para alertar a população sobre os sintomas e medidas de prevenção da doença.

Segundo o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a Sala de Situação do município, instalada em 2018 para monitorar o avanço de casos de sarampo na cidade, não foi desativada e será de fundamental importância para fazer o monitoramento do surgimento de casos de infecções respiratórias causadas por esse novo vírus, que circula mundialmente. 

“Estamos em alerta e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão prontas para enfrentar, se necessário, mais essa batalha. Nosso pessoal vem sendo, cada vez mais, capacitado para combater doenças de avanço rápido, como o sarampo e o H1N1. Atualmente, já contamos com 23 UBSs de referência para o tratamento das Síndromes Gripais e vamos mapear, entre essas unidades, em quais serão estrategicamente centralizados os atendimentos ao novo vírus”, destaca Arthur Neto.

Artigo anteriorHomem morre depois de poste cair em cima dele
Próximo artigoEm Envira, Wilson anuncia rodovia que vai ligar o AM ao Acre