Principal convidado para a etapa Manaus do Exame Fórum Amazônia, realizada nesta terça-feira, 26/6, o prefeito Arthur Virgílio Neto protagonizou, mais uma vez, os debates em torno do desenvolvimento sustentável do Brasil e o futuro da região Norte. O evento, que teve como tema “Os negócios na capital verde do mundo”, reuniu representantes do governo, empresas, consultores e economistas, no Studio 5 Centro de Convenções, Distrito Industrial, zona Sul.

Participando de uma extensa programação durante todo o dia, ao lado da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, o prefeito foi convidado para interagir no talk show sobre o potencial da Amazônia ao lado do governador de Rondônia, Daniel Pereira. Arthur Virgílio Neto também proferiu palestra sobre o planejamento estratégico “Manaus 2030”, fazendo um balanço de seus 2000 dias à frente da Prefeitura de Manaus.

“O Manaus 2030 inclui o ajuste fiscal que fizemos para viabilizar os projetos da prefeitura, as obras fundamentais e diretrizes essenciais. Manaus entra no círculo de elite das cidades brasileiras que fazem planejamento estratégico e muitas não o fazem. Manaus dá um salto na direção da maturidade institucional e fico feliz em ser o prefeito que está nessa quadra, nesse momento”, disse Virgílio.

Dentre os demais dados apresentados no balanço do Executivo Municipal, destaca-se a melhor colocação de Manas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ocupando a 11ª posição; a ampliação da rede de Atenção Básica de Saúde, com 56 obras entregues; recuperação completa de grandes corredores viários e a revitalização do Centro Histórico de Manaus.

“A minha gestão completou dois mil dias, tempo de muitas agruras, enfrentando uma crise atrás de outra, mas cumprimos nossas obrigações com o servidor público, com o dever de fazer obras essenciais na cidade, enfim, tudo aquilo que é importante para Manaus. Considero que é uma administração vitoriosa e percebo que esse é o entendimento de muitas pessoas da minha cidade, pela qual tenho muita paixão”, destacou o prefeito Arthur Neto.

Exame Fórum Amazônia

Durante o evento houve palestras e rodadas de conversas sobre o futuro da Zona Franca de Manaus, a inserção da indústria local na quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, sobre biotecnologia e negócios sustentáveis, além de uma análise do saneamento básico no Brasil e na região Norte e um breve panorama da política eleitoral, com a proximidade da eleição geral que indicará os novos governantes do país, dos estados e integrantes do Congresso Nacional e Assembleias Legislativas.

“É preciso aprofundar a discussão sobre o Amazonas, a Zona Franca de Manaus. A discussão sobre as dificuldades da nossa região, que são muitas”, defendeu o prefeito Arthur Virgílio Neto. “O Brasil precisa perder seu complexo de inferioridade e passar a discutir política externa. Precisa perder a terrível alienação sobre a Amazônia, que é a Região mais estratégica desse país”, completou o prefeito, ao defender a capacidade do Brasil de atuar nas questões diplomáticas de média potência.

“Ignorar a Amazônia é perder uma das marcas mais importantes do mundo, é perder o futuro. O Brasil não pode continuar sendo cego para o futuro, que está, aqui, no território dele, na região chamada Amazônia, onde tem um grande estado chamado Amazonas, cuja capital tem uma vocação de cidade mundial que é Manaus”, disparou o prefeito da capital amazonense.

Artigo anteriorOuvidor do TCE-AM recebe medalha do Tribunal de Justiça
Próximo artigoExibição de Brasil x Sérvia e atrações musicais agitam Ruas da Copa em Manaus