Itacoatiara – Considerado o maior porto fluvial da região amazônica, foi inaugurado neste sábado, 16/6, o Porto Antônio Nelson Neto, em Itacoatiara, pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, do ex-ministro dos Transportes e deputado federal Alfredo Nascimento – autor da emenda destinando recursos para a finalização da obra, e da vereadora Terezinha Ruiz, viúva do homenageado.

“A iniciativa do deputado Alfredo Nascimento é oportuna e economicamente importante para o Amazonas”, afirmou o prefeito, que fez questão de atender ao convite da família do homenageado, de quem é amigo há muitos anos. “Eu fui amigo do Nelson Neto e sou amigo da família e considero muito justa essa homenagem”, afirmou, destacando que a obra inaugurada neste sábado foi idealizada por Nelson Neto, que além de vereador por Itacoatiara, também foi administrador do Porto de Manaus.

Arthur lembrou que o seu grande sonho é transformar os rios do Amazonas em hidrovia. “Justamente para escoar, baixar os nossos custos e esse Porto é fato. Então, eu tenho esperança de que esse Porto venha a ser uma transição entre um momento de marasmo econômico para um momento de pujança, de mais geração de recursos para a nossa terra”, disse.

A vereadora Terezinha Ruiz, viúva do homenageado, destacou que o novo Porto é a realização de um antigo sonho de Nelson Neto. “Ele muitas vezes defendeu que a cidade precisava desse Porto e, inclusive, essa área foi desapropriada por ele, quando era administrador do Porto de Manaus”, informou.

Autor da proposta de homenagem, o deputado federal Alfredo Nascimento destacou que esse é o 47º Porto que ele teve a oportunidade de inaugurar no interior do Amazonas, seja como ministro dos transportes, seja como deputado federal.

“Itacoatiara está recebendo um porto diferente de todos os outros do interior do Amazonas. Na minha cabeça é o diferencial para a economia local, mas está vinculado à isso, a reconstrução da AM-010”, afirmou Alfredo.

Ele pediu que a bancada do Amazonas, sob a orientação do senador Omar Aziz, se reúna de imediato para elaborar uma emenda positiva destinando recursos para a reconstrução da AM-010. “Não vejo como mudar a economia do município se não resolvermos o problema dessa estrada”, afirmou Alfredo, acrescentado que o senador Omar Aziz confirmou sua disposição em liderar a bancada para garantir esses recursos.

Já o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, afirmou que a construção de portos iguais ao de Itacoatiara tem toda a prioridade do Ministério dos Transportes. “isso dá uma característica diferente à cidade, acaba aquela coisa de subir e descer barranco, dá dignidade à população”, disse.

 

Artigo anteriorIndustriário é preso em Manaus ao tentar fugir de blitz dirigindo bêbado
Próximo artigoQuinta edição do Festival Folclórico LGBT acontece neste domingo