Artistas do Festival de Parintins divulgaram uma carta aberta em que demonstram preocupação com edição deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus. Eles pedem a definição de uma data oficial para a festa, tradicionalmente realizada em junho. Além disso, dizem ser inviável a realização no segundo semestre, já que, em outubro, estarão no Rio de Janeiro e São Paulo, nos preparativos do Carnaval 2021.

Na carta, os artistas argumentam que, normalmente, viajam após o Festival de Parintins para participarem de outros festivais. Conforme o pedido, até o momento, essas festas, que ocorrem no segundo semestre do ano, não foram canceladas ou adiadas.

O documento lembra que os artistas começam a viajar para o Rio de Janeiro e São Paulo, para participação na maior de todas as festas, o Carnaval, em agosto. “Mas é em outubro que praticamente todos estarão nessas cidades e em outras”, explica a carta.

A carta afirma que a realização do Festival de Parintins em outubro prejudicaria o evento. “Para os artistas será inviável por justamente não estarem mais aqui, e a festa irá perder muito sem a qualidade, experiência e responsabilidade desses profissionais. Pedimos que haja sensibilidade com esses artistas, que todos os anos viajam para sustentar à família e levar o nome da cidade para o mundo ver”, diz o documento.

[pdf-embedder url=”http://amazonasnews.com/wp-content/uploads/2020/04/Carta-aberta-Artistas-de-Parintins-Governador-Wilson-Lima.pdf”]

Na carta, os artistas pedem, ainda, que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e demais órgãos do Executivo estadual revejam a política assistencial aos artistas. Eles pedem suporte para cadastro em benefícios e menos burocracia nesse processo.

Festival de Parintins adiado

No dia 26 de março deste ano, o Portal noticiou que o Festival Folclórico de Parintins, marcado para 26, 27 e 28/06, está oficialmente adiado desde março. Dia 15/10, dia do aniversário de 168 anos da cidade, será realizada a tradicional Festa dos Visitantes. Caprichoso e Garantido se apresentarão nos dias 16, 17 e 18/10, sexta, sábado e domingo, outra tradição.

Há ainda uma proposta de adiamento para setembro, mas bumbás e Prefeitura consideram a data muito próxima, sem tempo para retomada da preparação.

A nova data consegue driblar a eleição para prefeito, cujo 1º Turno está marcado para o dia 4 de outubro. A Ilha Tupinambarana, como não tem mais de 200 mil eleitores, está fora do 2º Turno.

“Fizemos o possível. Controlamos o Coronavírus, até agora, sem que a cidade tenha um único caso de infecção local. Chegamos ao extremo do toque de recolher. Nada disso, porém, consegue deter o mundo e a ditadura dessa pandemia. Temos que adiar, para evitar um prejuízo maior”, disse Bi Garcia.

Artigo anteriorPesquisadores contribuem com Notas Técnicas para ajudar no enfrentamento à Covid-19 no Amazonas
Próximo artigoPresídios de Manaus começam a receber vacina contra a H1N1