BRASIL – O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, pediu demissão e deixará o cargo. A informação foi anunciada por Victor Godoy, ministro da Educação, nesta quarta-feira (27).

Em uma rede social, Godoy afirmou que a saída ocorreu “por motivos pessoais e a pedido”. “Agradeço por todo o trabalho realizado neste período, que trouxe avanços importantes para a autarquia”, escreveu o ministro.

A saída de Dupas do cargo ocorre a quatro meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para novembro. Danilo também deixa o cargo em meio a rumores sobre supostos “desvios éticos e assédio moral” cometidos por ele.

Em junho deste ano, a Comissão de Ética Pública (CEP) arquivou a investigação de assédio contra Danilo por “ausência de materialidade”. “Tal ação deixa clara a ilibada conduta de alta gestão na direção dos processos da autarquia”, informou o Inep, no início de junho. O ex-presidente da instituição ainda não se pronunciou sobre a saída do cargo.

Presidente interino

No comunicado divulgado nesta quarta, Victor Godoy também informou que, partir de 1º de agosto, próxima segunda-feira, o diretor Carlos Moreno será presidente interino da instituição, “garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira”.

Servidor de carreira do Ministério da Educação há 37 anos, Moreno é mestre em estatística pela Universidade de Brasília. Segundo Godoy, o funcionário já ocupou “diversas funções no Inep e conhece profundamente os processos, avaliações e exames da autarquia”.

Antes de assumir interinamente a presidência do Inep, Moreno atuava como diretor de Estatísticas Educacionais no órgão.

Artigo anteriorEstátua da ex-vereadora Marielle Franco é inaugurada nesta quarta-feira (27) no Rio
Próximo artigoEleições 2022: Lula tem 56% dos votos válidos entre jovens de capitais, diz Datafolha