
O mandato parlamentar e a gestão do deputado estadual Roberto Cidade (UB), à frente da presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), vêm sendo marcados por um período de entregas concretas, fortalecimento institucional e ampliação das políticas sociais do Parlamento estadual.
Um dos marcos mais relevantes e significativos deste ano foi a entrega do Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, espaço voltado ao acolhimento e atendimento de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, com atenção especial ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Este centro representa atenção às pessoas, respeito às famílias e o compromisso permanente com a responsabilidade social. Trata-se de uma iniciativa concreta que reforça o papel da Assembleia Legislativa na promoção do bem-estar da população”, afirmou o deputado-presidente.
Procuradoria da Mulher
Também é compromisso do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, a defesa da mulher. Foi sob sua presidência que a Procuradoria Especial da Mulher saiu do papel e passou a funcionar de forma efetiva, tornando-se um instrumento fundamental de proteção, acolhimento e garantia de direitos.
Considerada um dos mais importantes mecanismos de proteção às mulheres no Estado, a Procuradoria Especial da Mulher da Aleam completa dois anos de atuação com resultados expressivos. Ao longo desse período, 4.816 mulheres tiveram suas vidas transformadas por meio do atendimento e acompanhamento oferecidos, sendo 1.716 somente em 2025.
“Com a Procuradoria da Mulher, a Assembleia Legislativa passou a ocupar um papel central na rede de proteção às mulheres do nosso Estado. É a Aleam contribuindo para garantir novas perspectivas e uma vida mais digna às mulheres vítimas de violência”, afirmou Cidade.
Aleam Educa
Outra iniciativa do deputado-presidente é o programa Aleam Educa. Idealizado e implantado durante sua gestão, o programa visa apoiar jovens da rede pública estadual que sonham em ingressar no ensino superior.
Por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, o Aleam Educa atendeu, em 2025, mais de 1,5 mil estudantes do ensino médio da rede pública, todos inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“O Aleam Educa cumpre plenamente sua missão de ser um instrumento de incentivo e apoio à juventude amazonense. Ampliar o acesso à educação e auxiliar na construção de oportunidades é um dos objetivos da nossa gestão. O Aleam Educa será ampliado em 2026, com a expansão das atividades para os municípios da Região Metropolitana, com o propósito de beneficiar ainda mais jovens e democratizar o acesso à educação de qualidade”, afirmou.
Agenda verde
Outra responsabilidade assumida pelo parlamentar está relacionada à sustentabilidade. Ele é autor da Lei nº 5.414/2021, que instituiu a Semana Lixo Zero no calendário oficial do Amazonas, com foco na educação ambiental, na redução, reutilização e reciclagem de resíduos, além da destinação correta de materiais como plásticos, eletrônicos e óleos vegetais.
Em complemento a essa política, Cidade também implantou o Programa Lixo Zero na Aleam, transformando a gestão sustentável de resíduos em prática institucional.
A iniciativa promove o consumo consciente, a adoção de rotinas administrativas mais sustentáveis, a coleta seletiva e a produção de materiais educativos sobre economia circular, além de parcerias que possibilitam o reaproveitamento de resíduos, como a confecção de ecobags a partir de banners e materiais descartados.
“Com essas ações, fortalecemos o papel do Parlamento na preservação da biodiversidade, além de incentivarmos servidores, estudantes e toda a sociedade a adotarem hábitos mais sustentáveis, capazes de reduzir o impacto ambiental e inspirar outras instituições em todo o Estado”, afirmou o presidente.
Recursos para a saúde
Sob o comando de Roberto Cidade, também foram aprovados, este ano, projetos importantes que vão impactar positivamente a vida dos amazonenses. É o caso do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento permanente (FIT) para a saúde do interior do Estado.
A medida garante, de forma legal e obrigatória, a destinação contínua de recursos do FTI aos 61 municípios do interior.
Aprovada pela Aleam em dezembro de 2025, a iniciativa autoriza o repasse de R$ 160 milhões do FTI diretamente aos municípios, assegurando previsibilidade orçamentária e autonomia para que as prefeituras invistam na manutenção de hospitais, aquisição de equipamentos, ampliação de serviços e qualificação das equipes de saúde.
“Esse é um legado da nossa Legislatura que vai melhorar de forma concreta a assistência à população do interior, reduzir a sobrecarga do sistema de saúde de Manaus e permitir que os cidadãos sejam atendidos em seus próprios municípios, com mais dignidade e qualidade”, destacou Cidade.


