Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos pousou no Brasil nesta terça-feira (19) e chamou atenção por não exibir identificação e não ter informações oficiais sobre o motivo da missão. De matrícula 00-9001, o Boeing C-32B aterrissou primeiro em Porto Alegre (RS) e, horas depois, seguiu para Guarulhos (SP).

Segundo registros do FlightRadar, a aeronave partiu na segunda-feira (18) de uma base aérea em Wrightstown, Nova Jérsei, passou por Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico) antes de chegar a Porto Alegre às 17h13 desta terça. A decolagem para Guarulhos ocorreu às 20h03, com chegada às 21h48, permanecendo no local até a manhã de quarta (20).

As concessionárias que administram os aeroportos confirmaram a operação. A Fraport, responsável pelo terminal gaúcho, informou que a aeronave seguiu para Guarulhos, enquanto a GRU Airport destacou que a chegada foi autorizada pelo Ministério da Defesa do Brasil.

Não houve divulgação oficial sobre o propósito da missão. Fontes da Polícia Federal afirmaram à CNN Brasil que o avião transportava diplomatas norte-americanos para o Consulado dos EUA em Porto Alegre. O Ministério da Defesa também confirmou que a aeronave possuía plano de voo regular.

O C-32B é uma versão militar do Boeing 757-200, capaz de transportar até 45 passageiros com alcance de 10 mil quilômetros sem reabastecimento. A aeronave é frequentemente usada para transportar autoridades norte-americanas e também está associada a missões da CIA.

Artigo anteriorDireita promete multidão histórica na Avenida Paulista no 7 de Setembro
Próximo artigoProfessora bate em aluno de 4 anos com livros e revolta pais