
Em 2025, o Governo do Amazonas intensificou o fortalecimento da segurança pública com investimentos estratégicos em tecnologia, modernização de equipamentos e reforço do efetivo. As ações, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), resultaram em quedas históricas nos índices de homicídios e feminicídios, além da redução dos crimes contra o patrimônio e de um recorde na apreensão de entorpecentes no estado. Os dados foram apresentados, nesta sexta-feira(09/01), pela SSP-AM.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, destacou que as ações do programa Amazonas Mais Seguro foram fundamentais para ampliar o efetivo, qualificar os profissionais e garantir maior presença da polícia.
“Esses números refletem um grande investimento que foi feito pelo governo do estado, quando o governador Wilson Lima destacou o programa Amazonas Seguro, onde previu realização de concurso público. Então, nós termos profissionais capacitados gerou resultado prático para a população. Eu não tenho dúvidas que a população está sentindo tranquilidade no dia a dia, vendo viaturas, policiais nas ruas, delegacias”, enfatizou o secretário.
Durante o ano passado, em todos os meses foram registradas reduções do número de homicídios, o que representou queda de 33% em todo o estado, com 350 registros a menos deste tipo de crime.
A redução fez com que o estado atingisse a menor taxa de homicídios dos últimos 19 anos (16,38 para cada 100 mil habitantes). Já a capital Manaus apresentou a menor taxa em relação aos últimos 25 anos (16,10 para cada 100 mil habitantes).
Já os crimes de feminicídio apresentaram redução de 31% em todo o estado e 47% em Manaus. Os casos de latrocínio recuaram no Amazonas 23%, o que evidencia o impacto das ações integradas das Forças de Segurança, que desde 2019 passaram a contar com novos investimentos de novos armamentos, novas viaturas, tecnologia de ponta como a do Paredão com leitura de placas e faces.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres, enfatizou o avanço das ações da instituição, resultado da atuação conjunta das forças de segurança, do investimento em tecnologia e efetivo. “Foram mais de 12 mil medidas de proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade, tanto na capital quanto no interior. A gente tem apostado em um trabalho conjunto com a Polícia Militar, fizemos recordes de cumprimentos de mandados de prisão e a gente não poderia conseguir isso sem a tecnologia e o pessoal” destacou o delegado.
No Amazonas os crimes contra o patrimônio, também, tiveram reduções históricas. A maior queda de ocorrências foi alcançada nos roubos a coletivos. Em 2024 o estado contabilizou 892 casos. Em 2025, esse quantitativo caiu para 353, o que representa uma queda de 60%. Já os roubos às rotas a queda foi de 98,4%.
A redução, também, foi histórica em relação aos roubos de celulares. O estado saiu da marca de 22.825 aparelhos roubados em 2024 para 15.592 em 2025, o que representa redução de 32%. Além disso, os roubos a residência, veículos, pedestres e ao comércio, apresentaram reduções expressivas de 34%, 31%, 31% e 28%, respectivamente.
Novo recorde de apreensão
Em 2025, o Amazonas atingiu novo recorde histórico de apreensão de drogas. Entre janeiro a dezembro, as Forças de Segurança apreenderam 46,6 toneladas de entorpecentes. O quantitativo ultrapassou em mais de três toneladas o montante apreendido em 2024, quando o estado registrou a retirada de 43,2 toneladas de drogas das mãos de narcotraficantes.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, ressaltou que os investimentos realizados pelo Governo do Estado em viaturas, equipamentos, tecnologia e infraestrutura têm garantido melhores condições de trabalho aos policiais militares e ampliado a presença da PM nas ruas.
“A Polícia Militar tem contribuição nesses números, principalmente ao policiamento preventivo, prisões e retiradas de infratores das ruas. Isso é fruto diretamente dos investimentos do governo do estado através de estrutura de viaturas novas, motocicletas, equipamentos, tecnologia que apoiam os policiais nas áreas de serviços”, disse o comandante.
Além da apreensão de drogas, o estado superou a apreensão de armas em relação ao ano de 2024. No ano passado foram apreendidas 1.606 armas de fogo e 21,5 mil munições. Outro destaque foi o cumprimento de mandados de prisão, que no ano passado aumentou 18% em relação a 2024.
Investimento
Desde 2019, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 1,16 bilhão na Segurança Pública. Os recursos foram destinados à aquisição de novos equipamentos como lanchas blindadas, armamentos mais modernos, bases fluviais, que tiveram a eficiência comprovada no combate ao narcotráfico e fortalecimentos de ações fluviais.
As Forças de Segurança passaram a contar com apoio de novas tecnologias como as câmeras do Paredão, que demonstraram resultados para as reduções dos roubos de veículos, homicídios, dentre outros. Em 2025 os equipamentos ganharam reforço da tecnologia de reconhecimento facial nas ruas e também nas novas viaturas utilizadas pelas policiais Civil e Militar.
Ainda em 2025, o Governo do Amazonas chegou à marca de 3,7 mil novos servidores chamados para integrar as Forças de Segurança, a partir do último concurso público. Os novos operadores da Segurança Pública já reforçam o policiamento não só na capital, como também em outros 40 municípios.


