MANAUS – A poucos meses das eleições municipais, a movimentação nos bastidores da política manauara segue intensa. Diversas pesquisas divulgadas no decorrer dos últimos meses mostram nomes de David Almeida (Avante), José Ricardo (PT), Marcos Rotta (Sem partido), Josué Neto (PSD), entre outros, como preferidos à Prefeitura de Manaus.

Mas um detalhe que, talvez, passe despercebido pela mídia é que a série ‘Bandidos na TV’ sobre a vida do político amazonense Wallace Souza, falecido em 2010, pode ser o grande ‘divisor de águas’ para o pleito do próximo ano.

A série lançada no final de maio deste ano gerou uma grande repercussão local e internacional, trazendo à tona diversos questionamentos da veracidade a cerca do ‘Caso Wallace’. Figuras como o jornalista Zeca Camargo, recentemente, pediu aos seus seguidores que assistisse à serie “Bandidos na Tv” e refletissem “Dois rios, fortes e importantes ao Amazonas, que correm juntos, como duas histórias paralelas. Duas histórias que a gente tem que ouvir, avaliar, e saber a importância de assistir isso aqui (documentário)” disse o apresentador.

Com toda a repercussão, populares de Manaus comentam nas redes sociais que tomaram conhecimento de fatos novos, gerando assim questionamentos do que realmente foi fato em todo este escândalo.

Segundo informações da coluna do jornalista Mario Adolfo, do Jornal Em Tempo, uma simples visita do ex-vice-prefeito de Manaus, Carlos Souza, ao festival do CSU do bairro Parque Dez, no mês de junho, gerou grande aglomeração em torno do ex-político.

Carlos tem sido comentado como possível pré-candidato a prefeito nas eleições 2020, enquanto seu sobrinho, que participou da série ‘Bandidos na TV’ Willace Souza, é cogitado como candidato à uma vaga na Câmara Municipal.

Em 2006, Wallace Souza foi o Deputado Estadual mais votado, naquela que seria sua última disputa, com 48.965 votos. Enquanto seu irmão, Carlos Souza, foi eleito vice-prefeito em 2008.

De acordo com Afrânio Soares, da Action Pesquisas, o pleito deve ter pelo menos cinco canditados seguindo a tradição de eleições passadas, chegando no máximo a onze “é provável que nós tenhamos a eleição com maior quantidade de candidatos a prefeito de Manaus da história” explica. 

“A série foi favorável ao falecido deputado Wallace Souza e à sua família, enquanto capital político, que muito perdeu a situação, até então, imagino que isso seja algo que venha a ter um peso mas é meio difícil agora se acreditar que, digamos assim, a situação envolvendo o deputado Wallace, a teoria da conspiração de que ouve sabotagem da sua carreira política, e até levantamento e apresentação de indícios, de que isso possa ter acontecido, perseguição, etc, que isso sozinho possa eleger alguém, a não ser que esse alguém viesse com emplacar da tendência de um nome novo, como foi o caso do atual governador Wilson Lima.” explicou o empresário. 

Procurados pela redação, Carlos Souza e Willace Souza preferem não se pronunciar quanto a possíveis candidaturas em 2020, e dizem que este é o momento “de escutar a voz das pessoas e compreender o que elas tiveram de entendimento desta série.”

Artigo anteriorFilha de Adail Pinheiro pode disputar prefeitura de Manaus em 2020
Próximo artigoHamilton Mourão confirma presença no Simpósio Internacional promovido pelo TCE-AM