O município de Barcelos (a 401 quilômetros de linha reta de Manaus) começou a repassar nesta quarta-feira, 03/04, os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com o prefeito Edson Mendes (PSB), o total de R$ 510 mil serão distribuídos entre 333 servidores.

“Barcelos é um dos primeiros municípios do Amazonas a repassar os valores do Fundeb aos profissionais da educação. Desde 2017, início da nossa gestão, estamos pagando fielmente o Fundeb a cada professor”, afirmou o prefeito.

Conforme a legislação, os recursos do Fundeb devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica pública. Municípios precisam utilizar a verba na educação infantil e no ensino fundamental e os Estados no ensino fundamental e médio), sendo que o mínimo de 60% desses recursos devem ser destinados anualmente à remuneração dos profissionais do magistério (professores e profissionais que exercem atividades de suporte pedagógico).

“E assim vamos fazendo nossas obrigações, que há muitos anos nenhum gestor havia feito. São ações como essas que nos fazem acreditar que, estamos sim, vivendo um novo tempo”, diz o prefeito Edson Mendes.

Saúde

O prefeito Edson Mendes também concedeu reajuste dos salários aos agentes comunitários de saúde (80 agentes), de endemias (42) e microscopistas (05), garantindo o recebimento do piso nacional à classe, que é de R$ 1.250,00.

Artigo anterior“Gosto muito de te ver meu viadinho”, diz Popó sobre filho gay
Próximo artigoObras de passagens subterrâneas alteram trânsito na Constantino Nery