Brasil – O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) decidiu não passar a faixa presidencial para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a cerimônia de posse que acontece no dia primeiro de janeiro de 2023, em Brasília. O mandatário já teria comunicado a assessores a decisão.

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) passou a ser responsável pela atitude, todavia, também rejeitou o ato, além de apontar que “qualquer um” pode fazer isso.

“Não adianta dizer que eu vou passar. Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar. Então, se é para dobrar, bonitinho, e entregar para o Lula, qualquer um pode ir ali e entregar”, disse Mourão.

Ainda não se tem informações daquele que assumirá a passagem. De acordo com um jornal brasileiro, a equipe de transição pensa que a cerimônia pode ser feita por um conjunto de indivíduos representantes da diversidade do povo brasileiro.

Presidentes que rejeitaram passar a faixa

A primeira vez que um presidente rejeitou participar do rito aconteceu em 1985, quando o general João Baptista Figueiredo, se recusou a passar a faixa para José Sarney, que precisou assumir o Brasil depois do presidente eleito Tancredo Neves, ser internado na véspera da posse.

Na última vez, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não concordou com a posse do seu vice-presidente, Michel Temer, por conta do impeachment. Ele não recebeu a faixa e depois disso, repassou a mesma a Bolsonaro.

Artigo anteriorHomem fica ‘alegre’ demais e mostra o que não devia em show do Gusttavo Lima; confira
Próximo artigoManauaras contarão com diversos pontos de vacinação contra covid nesta semana; saiba mais