
Após Donald Trump declarar sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos na madrugada desta quarta-feira (6), e a confirmação horas depois pela projeção da agência de notícias Associated Press, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) publicou uma mensagem de felicitação ao republicano em sua conta na rede social X.
Na mensagem, Bolsonaro chamou Trump de “amigo” e ressaltou o “ressurgimento de um verdadeiro guerreiro”, que, apesar de enfrentar um processo eleitoral difícil em 2020 e uma injustificada perseguição judicial, conseguiu se reerguer.
“Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à presidência dos EUA para completar sua missão: restaurar a grandeza da nação, proteger os interesses do povo americano e trabalhar por um mundo mais livre e com mais paz”, escreveu Bolsonaro.
Bolsonaro classificou a vitória de Trump como “épica”, destacando que ela representa o triunfo da vontade popular sobre “os desígnios arrogantes de poucos que desprezam nossos valores, crenças e tradições”. Para ele, a vitória de Trump é histórica e reacende a chama da liberdade, da soberania e da autêntica democracia, com impacto global, fortalecendo a direita e os conservadores em outros países.
Além disso, o ex-presidente brasileiro afirmou que a vitória de Trump deve inspirar o Brasil a seguir o exemplo dos Estados Unidos. “Que nossa nação retome seu destino de grandeza, para que seu povo volte a se orgulhar de sua história e valores, sem censura ou abuso de autoridade, com liberdade e segurança para todos”, disse.
Bolsonaro finalizou com uma mensagem de fé e perseverança, expressando a esperança de que, em breve, o Brasil possa restaurar sua liberdade e seu destino de grandeza. “Talvez tenhamos uma nova oportunidade de restaurar o Brasil como uma terra de liberdade, onde o povo é senhor de seu próprio destino. Até lá, seguiremos firmes, pelo sonho de um Brasil forte, livre e fiel aos seus valores”, concluiu.


