BRASIL – O presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz, afirmou que Jair Bolsonaro é contra a Zona Franca de Manaus e da economia do Amazonas, e sua ação dá provas disso.

A afirmação de Aziz acontece em resposta ao ataque do governo federal, que recorreu da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou o decreto de redução de 35% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) produzidos na ZFM.

“Bolsonaro, dá cada dia mais provas que é contra a Zona Franca de Manaus e a nossa economia, e, ainda assim, tem meia dúzia que insiste em defender o indefensável”, disse Aziz.

O líder da bancada amazonense no Congresso ainda destacou que a Zona Franca de Manaus não é uma questão de ideologia política, mas sobre quem está a favor do Amazonas e quem está contra. “Eu vou continuar onde sempre estive em todos os meus anos de vida pública: do lado do Amazonas e das pessoas do meu Estado contra quem quer que seja”, concluiu o senador.

Ataques do Governo Federal

Bolsonaro recorreu da liminar de Moraes através da Advocacia Geral da União (AGU). O Agravo Regimental contesta os principais argumentos, alguns históricos, sobre a excepcionalidade da ZFM de manter suas vantagens competitivas e que foram apresentadas na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do partido Solidariedade para suspender os efeitos dos decretos do Governo Federal.

“A Zona Franca de Manaus não é um paraíso fiscal soberano”, afirmou a AGU na ação.

Artigo anteriorBotijão de gás comprometeu 9,3% do salário mínimo em abril
Próximo artigoMulher de 18 anos passará por procedimento para retirar tatuagens feitas pelo ex