BRASIL – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a afirmar que jamais interferiu na Polícia Federal, mas que sempre pediu ao ex-ministro da Justiça Sergio Moro que não deixasse que o “chantageassem”. A declaração foi feita em entrevista à Jovem Pan, no último sábado (6), e divulgada nesta segunda-feira (8).

“Eu nunca pedi para ele me blindar. Eu sempre falei pra ele: ‘Não deixe que me chantageiem’”, declarou o chefe do Executivo federal.

Bolsonaro comentava a iminente filiação de Moro ao Podemos, a fim de disputar as eleições presidenciais no próximo ano. O mandatário disse que o ex-ministro sempre teve um “propósito político” para além do cargo no primeiro escalão do governo.

Quando deixou o comando do Ministério da Justiça, em abril do ano passado, Moro acusou Bolsonaro de interferência na PF. A acusação resultou na abertura de um inquérito, no Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar o caso.

A demissão do ex-ministro foi motivada pela exoneração de Maurício Valeixo, então diretor-geral da PF. Valeixo era homem de confiança de Moro e chegou à direção da PF por indicação do próprio ministro. Quando o presidente pediu a troca na diretoria, o então ministro tentou intervir, mas, sem sucesso, acabou pedindo demissão.

“Quando eu falei em trocar o Valeixo, ele resolveu partir para uma troca comigo. [Moro disse:] ‘Você me indica para o Supremo e depois o futuro ministro [da Justiça] troca o Valeixo’. Eu falei: “Tá de brincadeira, né? Eu quero trocar o Valeixo por falta de uma interlocução maior entre nós”, afirmou Bolsonaro na entrevista.

Artigo anteriorTurista passa por grande perigo ao tentar acariciar leão em safári
Próximo artigoMoraes manda soltar Daniel Silveira, mas veta uso de redes sociais