EUA – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou em Nova York neste domingo (19), onde participará na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). A previsão é que seu discurso ocorra na terça-feira (21). Manifestantes foram até a porta do Hotel Intercontinental Barclay, onde Bolsonaro está hospedado. Ele entrou no local pela porta dos fundos. As faixas contra o governo pediam “Fora Bolsonaro” e “Fora militares”.

Diplomatas e seguranças esperavam o presidente na entrada, mas informaram à imprensa já perto das 18h (horário local) que a comitiva presidencial havia entrado por uma porta traseira por determinação do Serviço Secreto americano.

A outros hóspedes que entravam no hotel, o pequeno grupo de manifestantes gritava em português e inglês “Bolsonaro genocida” e “criminoso”.

Não havia apoiadores do presidente no local. Em 2019, última vez que esteve em Nova York para participar presencialmente da Assembleia-Geral, Bolsonaro encontrou à sua espera manifestantes a favor e contra seu governo. Na ocasião, ele entrou pela porta da frente do hotel.

A comitiva presidencial brasileira conta ainda com a esposa do presidente, Michelle Bolsonaro; o filho dele, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP); e os ministros Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia) e Anderson Torres (Segurança Pública), entre outros.

Antes da reunião global, Bolsonaro vai conversar com algumas autoridades mundiais. De acordo com a agenda oficial, ele terá um encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, no Consulado-Geral do Reino Unido em Nova York.

À noite, o delegado permanente do Brasil junto às Nações Unidas, Tovar da Silva Nunes, promoverá uma “recepção em homenagem” ao presidente brasileiro.

No dia seguinte, na terça, Jair Bolsonaro terá encontros com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Duda é acusado formalmente pela UE de minar a independência do Judiciário de seu país.

Após os encontros, o presidente irá abrir os discursos na Assembleia Geral. Ele retornará ao Brasil na terça-feira à noite.

Artigo anteriorPopulação poderá se vacinar em 39 pontos de Manaus nesta segunda-feira
Próximo artigoDurante cirurgia, médicos retiram berinjela com camisinha de ânus de homem; veja vídeo