MUNDO – Em declarações concedidas à Sputnik nesta terça-feira (1º), o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que o mandatário brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), pode estar pensando em um golpe de Estado, uma vez que ainda não reconheceu sua derrota para o ex-presidente Lula no segundo turno das eleições presidenciais do Brasil.

“Ele [Bolsonaro] tem que admitir sua derrota. Não quero pensar, há um golpe lá, se não for militar, é como fizeram com a Dilma [Rousseff], um golpe parlamentar ou judicial. Agora não há tanto golpe militar. Quando ele entra no campo eleitoral, ele tem que reconhecer os triunfos dos outros”, disse Morales.

Passadas quase 48 horas após o resultado do pleito, Bolsonaro ainda não se manifestou e mantém silêncio sobre a vitória de Lula. Entretanto, cumprimentar o candidato eleito e desejar sorte é uma tradição brasileira que aconteceu em todas as eleições passadas.

Até o momento, apenas integrantes de sua gestão, como o vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) já entraram em contato com membros da campanha de Lula para oferecer apoio no processo de transição de governo, relata o G1.

A agenda de Bolsonaro para esta terça-feira (1º) não prevê compromissos oficiais, segundo a mídia. Pela manhã, o senador e seu filho, Flavio Bolsonaro (PL-RJ), foi visto entrando no Palácio da Alvorada, assim como o deputado Hélio Lopes (PL-RJ), que também foi avistado chegando ao local.

No domingo (30), após as urnas serem 100% apuradas, Lula obteve 60,3 milhões de votos, e Bolsonaro, 58,2 milhões de votos.

Artigo anteriorJojo Todynho flagra ex-marido aos beijos com suposta amante e cai no choro
Próximo artigoMinistros do STF rejeitam encontro com Bolsonaro até que ele assuma derrota para Lula