O presidente Jair Bolsonaro (PSL) mandou retirar o processo de tramitação, no Congresso Nacional, de criação das Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas, a Universidade Federal do Médio e Alto Solimões e novos institutos federais.A confirmação veio através da mensagem presidencial nº 84, publicada nesta segunda-feira, 18 de março, no Diário Oficial da União, na qual o Governo Federal solicita a retirada de tramitação do projeto do Congresso.

No município, o presidente teve 8.266 votos no segundo turno das eleições. O prefeito de Parintins, Bi Garcia, diz que está surpreso com a decisão do Governo Federal e que a mesma é equivocada, ao alegar que a criação de novas universidades geraria despesas para o cofres públicos.

“Não é verdade que a criação da Universidade do Médio e Baixo Amazonas cria mais despesas para o Governo. Está bem claro no texto do projeto que os recursos não oneram em nada o Governo Federal. Os recursos são provenientes do orçamento já estabelecido e repassado pela UFAM para os campus de Parintins e Itacoatiara. Ao criar a Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas, a UFAM apenas vai retirar do seu orçamento o que já gastava todos os anos nesses dois campus”, disse Bi Garcia.

Para o prefeito, a não criação da Universidade Federal do Médio e Alto Solimões será um duro golpe para o interior do Amazonas e garante que vai debater com deputados federais e senadores do Amazonas a fim de convencer o Governo Federal a não retirar de tramitação o projeto. As informações são do Blog do Mário Adolfo.

Artigo anteriorFiscalização do Detran-AM multa 21 motoristas por embriaguez ao volante
Próximo artigoSaiba quais municípios do Amazonas que já receberam a vacina contra gripe