
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMA) localizou, nesta segunda-feira (16/02), o corpo da terceira vítima fatal do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, ocorrido na última sexta-feira (13/02). A vítima foi identificada como um homem de 39 anos, reconhecido por familiares. As equipes de resgate encontraram o corpo a cerca de três quilômetros do local do naufrágio, na região do Encontro das Águas, em Puraquequara.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros trabalhava com sete desaparecidos. Após a confirmação do terceiro corpo e revisão das informações, o número de desaparecidos foi atualizado para cinco. Duas outras vítimas fatais, uma criança de três anos e uma jovem de 22 anos, já haviam sido confirmadas no dia do acidente. Ao todo, 71 passageiros foram resgatados com vida.
As buscas pelos cinco desaparecidos foram encerradas na noite de segunda-feira e serão retomadas na manhã de terça-feira (17/02). Uma força-tarefa montada pelo Governo do Estado ampliou a área de varredura, percorrendo mais de 120 quilômetros rio abaixo. A operação conta com 88 bombeiros, incluindo 25 mergulhadores, 15 embarcações, drones, um helicóptero e três sonares.
Complexidade nas buscas
O comandante-geral do CBMAM, coronel, destacou a alta complexidade da ocorrência, citando fatores como rios com diferentes temperaturas e densidades da água, correntes de arrasto e condições meteorológicas adversas. Ele informou que patrulhas fluviais foram enviadas a mais de 100 km da região do naufrágio, na área da calzonia, próximo a Itacoatiara, e que unidades de Itacoatiara e Parintins também atuam nas buscas.
Força-tarefa e apoio aos familiares
A força-tarefa envolve diversos órgãos estaduais, como Defesa Civil, Secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil, para apoio nas ações de busca, salvamento e assistência às famílias.
Atendimento psicossocial
O Governo do Amazonas está oferecendo atendimento psicológico aos sobreviventes, familiares e parentes dos desaparecidos. O serviço pode ser acionado pelo telefone (92) 99489 8454. Em Manaus, o atendimento é realizado no Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). No interior, especialmente em Nova Olinda do Norte, o atendimento é feito via Telessaúde, pelo programa Saúde AM Digital.
Cidadania e documentos
A Secretaria de Segurança Pública oferecerá atendimento prioritário para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para as vítimas do naufrágio. Os atendimentos terão início às 8h de quinta-feira (19/02), na sede da SSP-AM, localizada na rua Olégario Mariano, número 99, no Santo Agostinho, e continuarão até que todas as solicitações sejam atendidas.
Com informações da assessoria


