O Brasil iniciou setembro com 154 mil focos de calor registrados este ano, de acordo com o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A maior concentração desses focos está na Amazônia, que respondeu por 42,7% dos registros de domingo (1º) e segunda-feira (2).

Os dados do Inpe, gerados por imagens de satélite, variam na captação de áreas entre 375 metros quadrados e 4 quilômetros quadrados, o que significa que cada foco pode representar uma ou várias frentes de fogo. Da mesma forma, uma grande frente de fogo pode ser captada por mais de um satélite e registrada como múltiplos focos.

Comparado aos dados do último boletim do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) de sábado (31), os focos de calor seguem em alta desde o último registro até 27 de agosto, quando foram identificados pouco mais de 112 mil focos em todo o país. Embora a Amazônia seja o bioma mais afetado devido à sua vasta extensão, o município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com predominância do Pantanal, lidera em números, com 4.245 focos detectados. Em seguida, está Apuí, no Amazonas, com 3.401 focos até o final de agosto.

O Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ) informou que a área da Amazônia queimada em 2024 já ultrapassou 5,5 milhões de hectares, enquanto o Pantanal perdeu 2,5 milhões de hectares até domingo.

No combate aos incêndios, o MMA relatou a presença de 1.468 brigadistas do Ibama e do ICMBio na Amazônia, além de 391 profissionais no Pantanal, com apoio adicional de 343 militares, 79 membros da Força Nacional de Segurança Pública e 10 da Polícia Federal. O governo federal também está utilizando 18 aeronaves e 52 embarcações.

Além disso, na última terça-feira (27), o Supremo Tribunal Federal concedeu um prazo de 15 dias para o governo federal aumentar o efetivo e os recursos destinados ao combate aos incêndios na Amazônia e no Pantanal. O cumprimento desta medida será avaliado em audiência marcada para 10 de setembro, no contexto de três ações de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) relacionadas ao tema.

Artigo anteriorAmom Mandel defende uso da expressão ‘pagar de doido’ durante entrevista em Manaus
Próximo artigoRonan Cordeiro conquista a prata e marca a primeira medalha do Brasil no triatlo paralímpico