
O próximo fim de semana será marcado por instabilidades climáticas em diversas regiões do Brasil. No Centro-Sul, o tempo deve permanecer estável até a noite de sábado (12), quando aumentam as chances de chuvas intensas. A situação se agrava no domingo (13), com previsão de tempestades mais severas.
De acordo com a Meteored, nas regiões Norte e Nordeste, a elevada umidade atmosférica continuará favorecendo a ocorrência de chuvas significativas, intensificadas pela Zona de Convergência Intertropical. Estados como Amazonas, Rondônia e Pará permanecem em alerta para acumulados elevados — com destaque para cidades como Manaus e Presidente Figueiredo (AM), onde os volumes podem superar 69,5 mm e 72,5 mm, respectivamente.
No Nordeste, embora as precipitações não sejam suficientes para reverter o déficit hídrico acumulado, os maiores volumes são esperados no interior da Bahia (até 40 mm). No litoral, as chuvas devem se estender do sul da Bahia até Alagoas e do Ceará ao Maranhão, com acumulados em torno de 20 mm.
Na região Centro-Sul, esta sexta-feira (11) deve registrar chuvas ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. As precipitações serão mais intensas no Rio Grande do Sul, enquanto pancadas isoladas são previstas no Triângulo Mineiro e em áreas do interior de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
No sábado (12), as chuvas se concentram no oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do centro de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, há risco de chuvas fortes acompanhadas de ventos e raios. No restante do Sudeste e Sul, podem ocorrer pancadas isoladas e de baixa intensidade à tarde.
Na madrugada de domingo (13), um corredor de umidade provocado por um sistema de baixa pressão no oceano deve intensificar as instabilidades no Sul e em parte do Sudeste. Durante a manhã, o risco de chuvas fortes se mantém no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
À tarde, a combinação de calor e umidade eleva o risco de temporais. As áreas mais afetadas devem incluir o oeste de São Paulo, o Triângulo Mineiro, o extremo leste de Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás.