Hugo Calderano, principal nome do tênis de mesa brasileiro, não poderá participar do WTT Grand Smash nos Estados Unidos devido a um entrave burocrático na entrada no país.

Apesar de possuir passaporte português, que normalmente permite a entrada via autorização eletrônica (ESTA) sem a necessidade de visto, o atleta foi informado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) que não poderia receber essa dispensa por ter viajado a Cuba em 2023. A visita ao país caribenho foi para disputar o Campeonato Pan-Americano e a fase classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Hugo tentou, com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos EUA (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC), obter um visto emergencial, mas não conseguiu agendar a entrevista consular a tempo para disputar o torneio.

Em suas redes sociais, Calderano declarou que seguiu todos os protocolos habituais para viagens aos EUA com seu passaporte português, mas, ao ser informado da nova exigência, mobilizou sua equipe para obter o visto emergencial. Contudo, não houve tempo suficiente para viabilizar sua participação no evento.

O brasileiro vive um momento de grande destaque na carreira, tendo conquistado recentemente a Copa do Mundo e a medalha de prata no Mundial de tênis de mesa.

Artigo anteriorMTST ocupa sede do Itaú na Faria Lima em protesto pela taxação dos super-ricos
Próximo artigoTragédia! Criança de três anos perde a vida em ataque de pit bull