MUNDO – A justiça americana condenou um brasileiro que participou da invasão ao Capitólio em janeiro deste ano. Segundo a decisão, publicada no último dia 12, Eliel Rosa terá de cumprir um ano de liberdade condicional, pagar multa de 500 dólares, pouco mais de R$ 2,7 mil, e prestar cem horas de serviços comunitários.

Segundo as investigações do FBI, Rosa viajou do Texas para Washington, motivado por um post de Trump no Twitter, em que o republicano convocava apoiadores a uma manifestação, alegando fraude nas eleições. Ele teve a companhia de uma amiga, Jenny Cudd, que também participou do protesto.

Os dois entraram no prédio por volta das 14h35. Ele foi fotografado dentro da sede do Legislativo e também aparece em imagens de câmeras de segurança. Rosa chegou a postar no Facebook um registro, em que aparece ao lado da amiga dentro do Capitólio.

O brasileiro foi indiciado por obstrução de procedimento oficial, entrar e permanecer em um prédio ou terreno restrito e conduta desordenada e perturbadora. O inquérito do FBI não fala em atos violentos ou danos causados por ele no Congresso.

A invasão ao prédio, no dia 6 de janeiro deste ano, foi motivada pelo fato de o então presidente Donald Trump afirmar que não aceitaria o resultado das eleições, que deu vitória a Joe Biden. Cinco pessoas morreram no tumulto.

Artigo anteriorCom alta dos combustíveis, caminhoneiros propõem greve em 1º de novembro
Próximo artigoMulher acha ninho com quase 100 cobras embaixo da própria casa