
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição da distribuidora Amazonas Energia pelo Futura Venture Capital Participações e pelo Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia Milão, ambos vinculados ao Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. A decisão encerra uma transação controversa, anteriormente questionada na Justiça.
Atualmente operada pela amazonense Oliveira Energia, a Amazonas Energia enfrenta sérias dificuldades financeiras, a ponto de a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sugerir a caducidade da concessão.
O interesse dos Batista pela distribuidora aumentou após a edição da Medida Provisória 1.232/24, em junho deste ano, que flexibilizou condições regulatórias e permitiu a cobertura de custos pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), tornando o ativo mais atrativo.
Pouco antes da MP, a geradora de energia Âmbar, também da J&F, adquiriu termoelétricas da Eletrobras, credoras e fornecedoras da Amazonas Energia. Embora a possibilidade de aquisição já existisse, a proposta formal veio após as novas condições regulamentares.
A J&F e a Aneel não se manifestaram até a publicação deste texto, mas o espaço permanece aberto.