Retomada do crédito para alto padrão

A Caixa Econômica Federal anunciou a retomada do financiamento para compra de imóveis residenciais acima de R$ 2,25 milhões com recursos da caderneta de poupança. A modalidade, enquadrada no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), estava suspensa desde outubro de 2024 para contratações individuais.

Na época, o banco priorizou o crédito para imóveis de menor valor devido à redução de recursos disponíveis na poupança. Com a decisão, pessoas físicas voltam a poder financiar imóveis de alto padrão com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Ampliação de recursos da poupança

Em nota, a vice-presidenta de Habitação da Caixa, Inês Magalhães, informou que o pacote habitacional do fim do ano passado ampliou a disponibilidade de recursos da poupança para o crédito habitacional. Isso permitiu a retomada gradual das operações nessa faixa de valor.

“A reabertura amplia o escopo de atuação do banco no crédito habitacional, fortalece o relacionamento com clientes de alta renda e contribui para o aquecimento do mercado imobiliário e da construção civil”, afirmou a executiva.

Mudanças no crédito imobiliário

No fim do ano passado, o governo lançou um novo modelo de crédito imobiliário. Uma das mudanças é a redução gradual na destinação dos depósitos da caderneta para o compulsório, até que 100% dos recursos da poupança possam servir de referência para o crédito habitacional.

Estratégia anterior e melhora na liquidez

Desde 2024, a Caixa destinava os recursos da poupança para imóveis enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que atende unidades de menor valor. A estratégia visava democratizar o acesso ao crédito e ajustar a oferta à menor captação da poupança.

Com a melhora na liquidez do SBPE após as mudanças regulatórias, o banco decidiu ampliar novamente a atuação no segmento de alto padrão.

Selo de sustentabilidade para novos projetos

A Caixa também retomou o financiamento para a construção de imóveis no SFI com uma exigência adicional: os projetos precisam obter o Selo Casa Azul Uni, certificação de sustentabilidade concedida pelo banco. O selo avalia critérios ambientais e de eficiência das obras.

A medida está alinhada às metas ambientais, sociais e de governança (ESG) da instituição. Com a decisão, a Caixa volta a atuar em todas as faixas do crédito imobiliário com recursos da poupança.

Com informações da Agência Brasil

Artigo anteriorDólar dispara e Bolsa cai 3% com escalada de tensões no Oriente Médio
Próximo artigoBanco Central autoriza bancos a abaterem aportes antecipados ao FGC do compulsório