A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que permite o acesso direto de polícias e do Ministério Público a dados gerados por tornozeleiras eletrônicas sem a necessidade de autorização judicial. O texto, que agora segue para o Senado, tramita como o Projeto de Lei n° 989/2022, de autoria do deputado Sargento Fahur (PSD-PR).

Segundo a proposta, membros do Ministério Público e delegados poderão acessar em tempo real a localização de acusados que utilizam tornozeleiras eletrônicas, com o objetivo de prevenir crimes e realizar flagrantes. O projeto também prevê o registro da identidade de quem consultar as informações, permitindo que eventuais abusos sejam investigados pelos órgãos de corregedoria.

Para detentos, o texto autoriza a Polícia Penal a recapturá-los caso descumpram as regras de uso da tornozeleira ou estejam em locais proibidos, determinando seu retorno imediato ao presídio.

Artigo anteriorBrasil descarta 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano anualmente, revela estudo
Próximo artigoPresidente Roberto Cidade comanda votação que aprovou remissão e renegociação de dívidas de produtores rurais junto à Afeam em razão da estiagem severa