BRASIL – O final de 2021 está sendo assolado pelas notícias sobre a variante do coronavírus Ômicron e a nova gripe. Com isso, diversos setores têm reavaliado suas operações para o início do  ano que vem, e Rui Costa (PT), governador da Bahia, na manhã desta quinta-feira (23), por exemplo, declarou que “ficou impossível fazer o Carnaval” de 2022.

“Continuamos tendo mortes relacionadas à Covid-19, e agora já passamos a ter falecimentos relacionados à gripe”, declarou. “Então, alguém falar de Carnaval a essa ‘altura do campeonato’ está querendo ser irresponsável com a vida… e eu não estou nesse grupo”.

Rui destacou ainda que não há nenhuma condição quando “tenho 2 milhões e meio de pessoas com atraso na vacinação. Já temos risco suficiente em admitir festas com 5 mil pessoas, imagine com 3 milhões. Então vamos devagar”.

Ele cita ainda os países na Europa que adotaram novas medidas restritivas. Paris, na França, por exemplo, cancelou a festa de Réveillon, enquanto a Holanda determinou um lockdown por três semanas.

“Não queremos voltar a perder tanta gente como perdemos”, disse. A declaração aconteceu durante ato inaugural no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador.

No Twitter, o governador também afirmou que: “É evidente que eu gostaria de anunciar que teremos Carnaval, mas não posso fazer isso se, em 45 dias, os números não caem!”

Questionada pela CNN, a prefeitura de Salvador informou que não irá se pronunciar sobre o assunto: “Não haverá declaração da Prefeitura no momento”.

O Carnaval da Bahia é uma das festas mais aguardadas anualmente.

Outras festas

O avanço da variante e o crescimento nos casos da Influenza também resultou no cancelamento de 24 blocos de rua que participariam do Carnaval de São Paulo no próximo ano. A lista foi publicada nesta quinta-feira pelo Diário Oficial do Município.

No Diário também estava escrito que: “A autorização definitiva para a realização do Carnaval de Rua da Cidade de São Paulo em 2022 está condicionada à liberação pela COVISA (Coordenadoria De Vigilância Em Saúde)”.

Em 27 de novembro, a prefeitura de São Paulo havia divulgado a primeira lista dos blocos de rua do carnaval de 2022.

Artigo anteriorCantora pop é mordida por cobra durante filmagem de videoclipe
Próximo artigoCâmara dos vereadores aprova criação do ‘Dia do Orgulho Hétero’