A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) mobilizará um efetivo de aproximadamente 4 mil policiais para garantir a segurança durante os eventos de Carnaval em 2026. A Operação Carnaval visa reforçar a segurança pública, com foco na prevenção de crimes, manutenção da ordem e proteção dos foliões em locais de grande concentração na capital e no interior do estado.

O planejamento estratégico da PMAM prevê o emprego do policiamento em modalidades como o Serviço Extra Gratificado (SEG), além do reforço dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE), Ambiental (CPAmb) e do Interior (CPI). As equipes serão distribuídas em áreas estratégicas, especialmente em dias de maior fluxo de pessoas.

Alunos soldados e cadetes em fase final de estágio supervisionado também integrarão as equipes policiais, atuando em estágio operacional. O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou que as ações são parte do planejamento operacional anual e que o policiamento ordinário não será prejudicado.

A operação contará com diversas modalidades de policiamento, incluindo a pé, motorizado (quatro e duas rodas), de trânsito, turístico, ciclístico e especializado. Em Manaus, o policiamento será intensificado no Centro, área que tradicionalmente abriga grandes blocos carnavalescos como a Banda da Bica e a Banda da Difusora.

O major PM Vitor Moraes, comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), ressaltou que, além da presença ostensiva, a operação prevê ações contínuas de fiscalização e repressão qualificada. O trabalho da PMAM se estende para além dos eventos, com abordagens e cumprimento de mandados de prisão.

No interior do estado, o reforço do policiamento será realizado pelos Batalhões de Polícia Militar (BPMs) e Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs) nos municípios com festas carnavalescas.

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a acionar o disque denúncia 190 imediatamente em caso de conhecimento de ações criminosas, garantindo o sigilo da identidade do denunciante.

Com informações da assessoria

Artigo anteriorPresidente da Acadêmicos de Niterói é exonerado da Alerj
Próximo artigoOperação Águia: Polícia Militar do AM reforça policiamento ostensivo em áreas comerciais e pré-carnavalescas