As Forças de Segurança do Amazonas deram início nesta sexta-feira (13/02) à Operação Carnaval 2026, com o objetivo de intensificar a segurança em todo o estado durante o feriado prolongado, que se estende até a próxima terça-feira (17/02). A operação conta com a participação conjunta da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), atuando tanto na capital quanto em municípios do interior.

Polícia Militar mobiliza 4 mil policiais

A PMAM designou aproximadamente 4 mil policiais militares para o reforço das ações de segurança pública. O foco é a prevenção de crimes, a manutenção da ordem e a proteção dos cidadãos em locais de grande concentração de pessoas, especialmente durante os eventos carnavalescos de fevereiro. O planejamento operacional anual da corporação visa garantir um carnaval seguro e tranquilo.

O comandante-geral da PMAM, Klinger Paiva, destacou a importância da atuação integrada. “É mais uma operação estratégica que a Polícia Militar tem um planejamento, junto com os outros órgãos de segurança, trabalhando de forma integrada e coordenada”, afirmou. O policiamento a pé e em patrulhas nas áreas de maior movimentação serão priorizados.

A operação empregará diversas modalidades de policiamento, incluindo a pé, motorizado (quatro e duas rodas), de trânsito, turístico, ciclístico e especializado. Alunos soldados e cadetes em formação também atuarão sob supervisão.

Tecnologia e Delegacia Móvel para reforçar segurança

O Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL) foi ativado pela SSP-AM no Sambódromo, reunindo representantes das Forças de Segurança e de órgãos estaduais, municipais e federais. O monitoramento dos eventos será realizado por meio de câmeras, garantindo a segurança dos foliões.

Para otimizar o atendimento, a Polícia Civil disponibilizará a Delegacia Móvel em frente à sua sede, com uma equipe completa de escrivães, investigadores e delegados.

Combate à criminalidade e proteção de crianças e adolescentes

Como parte da operação, a Polícia Civil, em colaboração com a PMAM e a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), já efetuou a prisão de 45 indivíduos com mandados de prisão em aberto por roubo na capital e no interior.

O delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, ressaltou o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes. “Nesse Carnaval, a gente vai reforçar o combate à violência contra criança e adolescente. Graças ao investimento do Governo do Amazonas, especialmente na contratação, o chamamento de novos policiais, delegados, investigadores, escrivães e peritos. Então, a gente espera que tenha um excelente carnaval”, declarou.

Atenção especial ao trânsito

O Detran-AM também estará com equipes de fiscalização e educação para o trânsito nas ruas durante o período. O diretor-presidente do órgão, David Fernandes, enfatizou a importância da colaboração da população.

“Teremos pontos estratégicos na cidade para evitar os acidentes, mortes no trânsito, e pedindo a contribuição da população. Álcool e direção não combinam e a população precisa entender a respeitar as medidas, principalmente o limite de velocidade para que a gente não tenha tragédia”, alertou Fernandes, destacando a atuação conjunta com as demais forças de segurança.

Com informações da assessoria

Artigo anteriorSaúde do AM: Unidades de urgência e emergência funcionarão 24h no Carnaval 2026
Próximo artigoFormalização de ambulantes como MEI dispara 45% em dois anos, impulsionada pelo carnaval