
O Rio de Janeiro terá uma operação especial de transportes públicos para o Carnaval deste ano, integrando barcas, metrô e trens. A iniciativa, divulgada pelo governo fluminense através da Secretaria de Estado de Transporte (Setram), visa facilitar o acesso dos foliões aos diversos eventos, incluindo blocos de rua e os desfiles na Marquês de Sapucaí.
Trens com circulação ininterrupta e reforço nos ramais
Os trens operarão sem interrupções das 4h desta sexta-feira (13) até as 22h45 da Quarta-feira de Cinzas (18). A estação Central do Brasil funcionará 24 horas, e as demais estações permanecerão abertas para desembarque após os eventos no Sambódromo. Trens extras serão disponibilizados da Central do Brasil para Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo. Nos dias de maior movimento, como sábado (14), domingo (15) e terça-feira (17), os ramais de Japeri e Santa Cruz terão intervalos reduzidos, com partidas a cada 15 minutos na ida e a cada 20 minutos na volta, para atender os participantes dos megablocos.
Metrô 24 horas e pontos estratégicos de desembarque
O metrô funcionará ininterruptamente das 5h desta sexta-feira até as 23h59 da Quarta-feira de Cinzas. As linhas 1 e 4 conectarão Uruguai e Jardim Oceânico, enquanto a linha 2 operará entre Pavuna e General Osório. Para o Sambódromo, o desembarque para setores ímpares e áreas de concentração será na Central do Brasil. Já os setores pares e a concentração no edifício dos Correios terão desembarque na estação Praça Onze. Para os desfiles das escolas mirins (dia 20), as estações Central do Brasil e Praça Onze ficarão abertas até as 1h de sábado (21). No sábado (21), dia do desfile das campeãs, o metrô funcionará das 5h até as 23h de domingo (22). A estação Presidente Vargas estará fechada entre os dias 14 e 17, enquanto a Cinelândia funcionará das 6h às 20h no mesmo período.
Barcas com intervalos reduzidos e novas linhas operantes
As barcas terão intervalos reduzidos e viagens extras para a Linha Arariboia durante os dias de grandes blocos. A operação especial abrange blocos como Cordão da Bola Preta, Cordão do Boitatá, Bangalafumenga, Vem Cá Minha Flor, Que Pena Amor, Sargento Pimenta, Brasília Amarela, Carrossel de Emoções, Fervo da Lud, Orquestra Voadora, Bloco da Anitta e Monobloco, além do Bloco do Boto Marinho em 1º de março. Pela primeira vez, as linhas Charitas e Cocotá estarão operantes durante o Carnaval, nos dias 16 e 18, respectivamente.
Bonde de Santa Teresa com restrições
Os bondes de Santa Teresa não circularão a partir desta sexta-feira (13) até a terça-feira de Carnaval (17), com exceção do domingo (15), que terá circulação restrita.
Com informações do Governo do Estado do Rio de Janeiro


