O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) marcou presença no Sambódromo de Manaus durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval 2026, com uma importante ação de conscientização sobre segurança no trânsito. A iniciativa, conduzida pela equipe de Educação para o Trânsito, buscou alertar a população sobre a importância de práticas seguras durante as festividades.

Durante o evento, que ocorreu no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o órgão promoveu orientações focadas em evitar acidentes, como a recomendação de não consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir, a obediência às leis de trânsito e o uso de equipamentos de segurança. Folões receberam materiais educativos, incluindo ventarolas informativas sobre os perigos do álcool ao volante, além de máscaras e confetes.

David Fernandes, diretor-presidente do Detran-AM, enfatizou que o objetivo principal da campanha é a preservação de vidas. “O Detran Amazonas está com a equipe de Educação para o Trânsito dentro do Sambódromo e também em outros pontos do Carnaval na cidade. É importante que a população tenha consciência de que álcool e direção não combinam, que nós precisamos ter cuidado no trânsito para evitar sinistros e internações nos hospitais nesse momento de tanta movimentação”, afirmou.

Mitza Brasil, gerente do setor de Educação para o Trânsito, ressaltou a necessidade de evitar imprudências para que o Carnaval permaneça como um período de festa e alegria. “Estamos mais uma vez aqui no Sambódromo, com atividades educativas, juntamente com membros da Fiscalização, para falar informações, distribuir materiais educativos e fazer a recomendação de sempre: se beber, não dirija. Que seja um trânsito seguro durante todo o Carnaval”, declarou.

A importância da ação foi destacada por participantes como a servidora pública Márcia Regis, 52, que recebeu o material. “A gente vê tanto acidente por conta de bebida e, às vezes, as pessoas que não beberam são vitimizadas. Achei muito importante vocês estarem aqui prestando esse serviço, principalmente no Carnaval, que é uma folia de alegria. Parabéns ao Detran por essa missão. E que a gente consiga finalizar o Carnaval salvando vidas”, comentou.

Yan Dutra, 22, servidor público, também compartilhou sua percepção: “É muito importante em dias como esse, por ser uma festividade, a gente ter consciência de sair de casa e não beber para evitar os números de acidentes”, disse o folião.

Com informações da assessoria

Artigo anteriorCarnaval na Floresta 2026 movimenta 50 mil pessoas com forte apoio do Governo do Amazonas
Próximo artigoGoverno Presente leva mutirão de saúde e entrega de óculos para crianças no Tarumã