Queda nos índices criminais e aumento na apreensão de entorpecentes marcam o Carnaval no Amazonas.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou um balanço positivo referente ao período carnavalesco de 2026. Houve redução nos números de roubos, furtos e crimes contra a vida em todo o estado. Paralelamente, as forças de segurança registraram um expressivo aumento de 67% na apreensão de drogas e um maior número de mandados de prisão cumpridos.

Planejamento e tecnologia impulsionam resultados

O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, destacou que os resultados são fruto de um planejamento integrado entre as Forças de Segurança. O uso de aparatos tecnológicos, como o sistema “Paredão”, foi fundamental, auxiliando diretamente na prisão de 22 dos 59 foragidos da Justiça durante o período.

“Esse ano, ao contrário dos demais, não só registramos reduções dos índices criminais como a Polícia Militar e a Polícia Civil bateram recorde de apreensões, principalmente, de drogas e lembro que as nossas equipes seguem bastante integradas com a operação Carnaval ainda nas ruas”, frisou o secretário.

Reduções significativas em roubos e furtos

Os dados, comparados ao Carnaval de 2025, apontam uma queda de 65,38% em roubos e de 51,18% em furtos. Crimes como roubo e furto de veículos também apresentaram diminuição, com reduções de 53,85% e 34,62%, respectivamente.

Em relação aos crimes contra a vida, a SSP-AM não registrou casos de latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte. Houve também uma redução de dois casos de homicídio em comparação ao ano anterior.

Polícia Civil intensifica atuação e garante segurança

O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, ressaltou a atuação intensiva da Polícia Civil, com reforço de efetivo para atender a população. A Delegacia Móvel (Demov) funcionou plenamente, garantindo o atendimento adequado aos foliões com delegados, investigadores e escrivães.

“Os policiais civis atenderam ocorrências criminais e realizaram registros de boletins de ocorrência. Além disso, as centrais de flagrante receberam reforço de efetivo para atender à demanda. A Polícia Civil atuou diariamente, tanto na capital quanto no interior do estado, para garantir a segurança da população, não sendo registradas intercorrências”, afirmou Fraga.

Apreensão de drogas bate recorde

O comandante-geral da Polícia Militar, Klinger Paiva, celebrou o aumento na produtividade, especialmente na apreensão de entorpecentes. Foram apreendidas 1,1 tonelada de drogas, um aumento de 67% em relação aos 376 quilos registrados no ano anterior.

“Tivemos reforço das ações nos eventos carnavalescos e mantivemos as ações de policiamento convencional. Prova disso é a ocorrência da 28ª Cicom que apreendeu 1,1 tonelada de droga, entre maconha e cocaína. Nossas equipes continuam com as ações intensificadas até o final do mês de fevereiro, quando os eventos carnavalescos chegam ao fim”, disse o comandante-geral da PMAM.

A Operação Carnaval segue em andamento com o reforço de mais 4 mil policiais, atuando no policiamento de área e especializado em Manaus e no interior do estado.

Operação Lei Seca registra queda em alcoolemia

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou uma queda de 44% nos testes positivos de alcoolemia durante a Operação Lei Seca. Foram contabilizadas 214 infrações por alcoolemia em mais de 12 mil testes realizados entre 13 e 18 de fevereiro.

No Carnaval de 2025, foram registrados 381 testes positivos. O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, destacou a importância da intensificação das fiscalizações para prevenir sinistros causados por embriaguez ao volante.

Com informações da Agência Amazonas

Artigo anteriorGovernador Wilson Lima entrega Arena Poliesportiva Estrela revitalizada na Compensa
Próximo artigoCarnaboi 2026: Espaço Acessível garante inclusão para PcDs no Sambódromo de Manaus