O Ministério da Saúde reforça a necessidade de doações de sangue para garantir que os estoques dos hemocentros se mantenham adequados, especialmente durante o período de Carnaval. A campanha visa conscientizar a população sobre o papel crucial da doação voluntária para o funcionamento do sistema de saúde.

Números e Metas

Em 2024, o Brasil registrou 3,31 milhões de coletas de doação de sangue. No ano anterior, o total foi de 2,71 milhões (dados preliminares de janeiro a outubro). A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece a meta de que 3% da população de cada país sejam doadores de sangue regulares.

Quem pode doar?

Para se tornar um doador de sangue voluntário, é necessário procurar o hemocentro mais próximo e atender aos seguintes critérios:

  • Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de consentimento formal do responsável legal.
  • Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem realizado doações antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte, RNE, certificado de reservista ou carteira profissional). Documentos digitais com foto também são aceitos.
  • Pesar no mínimo 50 quilos.
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação. Após o almoço, é preciso aguardar duas horas para doar.

Com informações da Agência Brasil

Artigo anteriorJovens criam selo musical independente para driblar dificuldades do mercado
Próximo artigoGoverno define programação orçamentária para 2026 sem cortes iniciais