A candidata Carol Dartora (PT), professora da rede pública estadual, é a primeira mulher negra a se eleger ao cargo de vereadora na cidade de Curitiba, capital do Paraná. Ela se elegeu com 8.874 votos, o nome mais votado do PT na cidade, que elegeu três vereadores.

Aos 37 anos, Dartora é historiadora formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e representante de grupos feministas e do movimento em Curitiba. “Tô me sentindo muito feliz, imensamente grata por poder representar tantas pessoas, as mulheres, os negros, e encontrar tanta representatividade e eco dentro deste grupos”, disse em entrevista ao jornal Tribuna do Paraná.

Carol foi professora da rede pública e atuou no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. “A nossa proposta sempre foi um mandado coletivo, para que possam ter voz as pessoas que eu represento. Trazer debates que ficam relegados, que não têm a amplitude da voz quer precisavam”, afirmou a candidata eleita.

Além dela, outros 37 vereadores foram eleitos para ocupar uma cadeira na Câmara Legislativa de Curitiba a partir de janeiro de 2021. Vinte foram reeleitos. Na atual gestão, dois são negros, os vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania) e Mestre Pop (PSD), que defendem pautas antirracistas no Legislativo. Para 2021, apenas Oliveira se reelegeu, de acordo com o G1 Paraná.

Créditos: O Povo

Artigo anteriorEleições 2020: PSDB e MDB perdem o maior número de prefeituras
Próximo artigoEm Belém, Edmilson Rodrigues e Delegado Eguchi vão disputar o 2º turno