
O grupo Carrefour anunciou a demissão de 2,2 mil colaboradores, incluindo empregados diretos e terceirizados, em um momento próximo às festividades de Natal. As dispensas começaram em novembro e representam 1,5% do quadro total de 130 mil profissionais, segundo a empresa.
Apesar do volume significativo, o Carrefour afirmou que as demissões não comprometem as operações de fim de ano nem o atendimento aos clientes. A companhia destacou que os ajustes são comuns no setor varejista e fazem parte da gestão de suas diversas marcas, como Atacadão, Sam’s Club, postos de combustíveis e farmácias.
Contratações seguem em andamento
Paralelamente às demissões, o Carrefour iniciou em outubro um processo seletivo para contratar 6 mil novos profissionais em 20 Estados e no Distrito Federal. As vagas disponíveis incluem funções como operador de caixa, repositor, frentista e técnico de manutenção.
A empresa não detalhou quais cargos foram mais afetados pelas demissões ou a proporção entre funcionários terceirizados e efetivos. Contudo, reforçou que o movimento visa manter a eficiência operacional em um cenário de ajustes estratégicos.