No dia 18 de janeiro (sábado) a Carreta da Mulher realizou mais de 800 atendimentos em Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus), sendo pessoas da Sede do município, comunidades próximas e Vila de Balbina. Com o apoio da Enfermeira e Vereadora Patrícia Lopes, os exames de Mamografia, Ultrassonografia e Preventivo foram realizados.

Presidente Figueiredo entra em 2020 com o pé direito relacionado a saúde, a Carreta da Mulher passou mais de uma semana atendendo não só mulheres, mas homens, ambos de diversas idades. O município não está realizando alguns dos exames que foram executados a muito tempo, moradores afirmam que passam meses na espera para realizar um procedimento e anos para receber os resultados.

A Técnica em Radiologia responsável por realizar a Mamografia na carreta, Elisângela Ferreira, relata um pouco sobre a dificuldade das mulheres para agendar o exame e também a satisfação em atendê-las, “muitas mulheres entraram na minha sala felizes e satisfeitas pelo exame, algumas falaram que que tentam fazer a mais de meses e não conseguem, tudo isso se tornou gratificante pra mim, poder contribuir para a saúde delas”, conclui Ferreira.

Um dos exames mais procurados na carreta foi a Ultrassonografia transvaginal, Dra. Karla, responsável pelo exame no local, descreve um pouco sobre a importância desse procedimento afirmando que, este exame complementar é importante para ajudar o médico em um diagnóstico, para a prevenção de doenças da parte ginecológica e região pélvica.

Como uma das apoiadoras da ação social, a Enfermeira e Vereadora Patrícia Lopes, um pouco sobre a causa no município, “essa é uma ação de suma importância para a prevenção e diagnóstico de possíveis problemas na saúde da Mulher, desta forma, minimizamos a demanda no nosso município”, finaliza a enfermeira.

Artigo anteriorCoronavírus: 31 brasileiros em Wuhan querem sair da China e pedem ajuda ao Itamaraty
Próximo artigoEm Barcelos, Paulo Ricardo se recusa a dividir voo com amazonenses na volta para Manaus