
A Casa Branca reafirmou nesta terça-feira (9) que considera o governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, “ilegítimo” e o acusou de traficar drogas para os Estados Unidos.
As declarações foram feitas pela porta-voz do governo americano, Karoline Leavitt, durante coletiva em que respondeu a questionamentos sobre possíveis ações militares de Washington em território venezuelano.
“Esta administração [do presidente Donald Trump] considera que o regime venezuelano é ilegítimo e que é inaceitável para este presidente e sua equipe permitir o tráfico de drogas ilegais e letais para os Estados Unidos”, afirmou Leavitt.
A porta-voz também comentou o ataque americano realizado no último dia 2 contra um barco que havia saído da Venezuela com 11 supostos integrantes da gangue criminosa Tren de Aragua.
“Isso envia uma mensagem clara aos traficantes de drogas do mundo: o presidente [Trump] não vai tolerar isso. A quantidade de droga apreendida nessa embarcação poderia ter causado a morte de milhares de americanos. Não permitiremos que esse veneno mortal entre em nosso país”, acrescentou.
O governo venezuelano rejeitou as acusações, condenou o ataque e denunciou uma suposta campanha de manipulação midiática por parte de Washington.
O episódio aumentou ainda mais a tensão entre os dois países, em meio à crescente presença militar americana no Caribe, próximo às águas venezuelanas, e às novas denúncias de que Maduro estaria à frente de uma rede internacional de narcotráfico.