
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (15) a suspensão das rodadas 7 e 8 do Brasileirão. A decisão veio após consulta aos 20 clubes do campeonato, dos quais 15 se manifestaram a favor da paralisação em solidariedade ao Rio Grande do Sul, que enfrenta um desastre ambiental devido às fortes chuvas que têm elevado o nível do lago Guaíba.
Entre os clubes que apoiaram a medida estão Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico-PR, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Bahia, Juventude, Vitória, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Botafogo, Internacional e Vasco. A solicitação feita pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) também foi considerada, já que endossou o pleito dos clubes filiados.
Em comunicado, a CBF destacou a importância do esporte e da sociedade caminharem juntos, especialmente em momentos difíceis como o enfrentado pelo povo gaúcho. A entidade se comprometeu a colaborar com a população do estado em meio à crise e anunciou que a decisão final foi antecipada em solidariedade aos afetados pelo desastre ambiental.
A suspensão afeta exclusivamente o Brasileirão, enquanto a Copa do Brasil segue normalmente, com exceção das partidas envolvendo times gaúchos. Já os campeonatos organizados pela Conmebol tiveram as datas das partidas de equipes do Rio Grande do Sul realocadas. O Grêmio anunciou que mandará seus jogos no Couto Pereira e fará seus treinos no CT do Corinthians até o dia 26.