Na véspera do Dia de Finados, os cemitérios da área urbana de Manaus já receberam mais de 150 mil pessoas. Para atender a essa movimentação, a Prefeitura de Manaus já mobiliza servidores para melhor atendimento aos visitantes, além da montagem dos palcos para as missas, organização de ambulantes e serviços de limpeza das quadras e vias dos cemitérios.

A comerciante Priscila Borges, acompanhada da mãe e da filha, visita a sepultura do pai no cemitério Nossa Senhora Aparecida, na estrada do Turismo, zona Oeste, desde a última terça-feira (31) e pretende voltar nesta quinta (2), para prestar suas homenagens. “Estamos vindo antes para arrumar a sepultura, reformar o jazigo e vamos voltar para fazer uma oração e trazer flores. É uma tradição da nossa família, há 16 anos”, declarou.

A expectativa da Semulsp é que mais de 500 mil pessoas visitem os seis cemitérios da área urbana da cidade. “Sempre pedimos que o cidadão que vai aos cemitérios procure não deixar as velas acesas. Há riscos de incêndio por causa do contato do fogo com o mato seco e o calor intenso. No mais, esperamos um dia tranquilo. A população será bem atendida”, reforçou Rebouças.

A limpeza dos cemitérios continua durante o Dia de Finados. Um mutirão se inicia durante a noite, logo após o fechamento dos portões dos cemitérios. Durante o último mês, a limpeza nesses locais gerou mais de 300 toneladas de lixo.

Trânsito e Transporte

Em busca de proporcionar maior conforto à população que pretende visitar os cemitérios urbanos da cidade nesta quinta-feira (2), Dia de Finados, a Prefeitura de Manaus planejou um esquema especial de trânsito e transporte. Ao todo, são esperadas mais de 500 mil pessoas nos cemitérios urbanos da cidade.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) fiscalizará o transporte coletivo, que terá a circulação de linhas extras, ampliação do itinerário e reforço da frota de linhas normais. Já a organização do fluxo de veículos na cidade, principalmente no entorno dos cemitérios, fica por conta do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

Artigo anteriorIdoso é morto por dívida de R$20 e têm o corpo enterrado por usuário de droga em Balbina
Próximo artigoMuseu da Imagem e do Som do AM completa 17 anos e realiza semana de atividades gratuitas