Cerca de 200 brasileiros continuam no Irã em meio à escalada do conflito entre o país e Israel, que já dura seis dias. Fontes ligadas ao Ministério das Relações Exteriores confirmaram a informação nesta quarta-feira (18).

O governo brasileiro mantém contato constante com a comunidade no Irã e acompanha a situação por meio da embaixada em Teerã. Na última sexta-feira (13), o Itamaraty emitiu um alerta reforçando a recomendação para evitar viagens a países da região, incluindo Israel, Jordânia, Iraque, Síria, Líbano, Palestina e Irã.

Devido ao conflito, duas comitivas oficiais brasileiras ficaram retidas em Israel após o Irã realizar ataques com mísseis balísticos e drones. A mais recente, formada por 27 autoridades, conseguiu deixar o país nesta quarta-feira. Outro grupo, composto principalmente por prefeitos, retornou no início da semana.

Em outubro de 2024, um levantamento indicava que mais de 44 mil brasileiros estavam em áreas de conflito no Oriente Médio, com cerca de 41 mil deles concentrados no Líbano, Israel e Palestina.

Artigo anteriorBruno Samudio, filho do goleiro Bruno e promessa do Botafogo, é convocado para a Seleção Brasileira Sub-15
Próximo artigoFabricante chinesa lança celular de R$ 33 mil no Brasil com tela tripla dobrável